A Campanha de Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira, dia 13 de maio, e dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apontam que os municípios pertencentes à Gerência Regional de Saúde de Manhumirim (GRS) já imunizaram 49.839 pessoas, que corresponde a 67,05%.
Desde o início da campanha, dia 25 de abril, 73,44% das crianças menores de dois anos foram imunizadas, o que representa 7.531 doses aplicadas. 78,04% dos trabalhadores de saúde vacinaram até o momento e corresponde a 3.551 doses. No grupo das gestantes mineiras 2.846 receberam a dose e o percentual chega a 37,42. Já os idosos receberam 35.911 doses, que representa cobertura de 69,16%. Não há população indígena a vacinar.
De acordo com a coordenadora Estadual de Imunização, Tânia Caldeira Brant, os números estão dentro do esperado em todas as regiões do Estado. “As pessoas estão aderindo à campanha. É importante que todos se vacinem no período certo, pois com a aproximação do inverno, a transmissão do vírus é maior. Esperamos atingir a meta de 80%”.
Até as 11 horas desta terça-feira, 1.674.134 pessoas se imunizaram contra a gripe e a Influenza A H1N1 em Minas Gerais. A meta é aplicar 2.496.840 doses, o que corresponde a 80% de cobertura da população alvo. As crianças menores de dois anos deverão receber uma segunda dose, um mês após a primeira. Com o slogan “Aprenda com quem tem sabedoria. Vacine-se contra a influenza”, a novidade é a aplicação de uma vacina trivalente, que protege contra dois tipos de gripe sazonal, bem como o da H1N1.
Cerca de 13 mil profissionais de saúde estão envolvidos. São ainda 5500 postos fixos e volantes à disposição do cidadão para aplicar a vacina. Foram investidos R$ 2.672.705,60, sendo R$ 797.731,35 provenientes do Tesouro Estadual.
A iniciativa, que faz parte do calendário do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, é realizada anualmente, sempre no outono, para que os vacinados estejam protegidos no inverno, período de maior circulação do vírus. A cada campanha muda a composição da vacina, com base em pesquisas, nas quais se identifica o vírus circulante no mundo.
Municípios GRS Manhumirim
Abre Campo - Alto Caparaó - Alto Jequitibá – Caiana – Caparaó – Caputira – Carangola – Chalé - Conceição de Ipanema – Divino – Durandé - Espera Feliz - Faria Lemos – Fervedouro – Ipanema – Lajinha – Luisburgo – Manhuaçu - Manhumirim - Martins Soares – Matipó – Mutum – Orizânia - Pedra Bonita - Pedra Dourada – Pocrane – Reduto - Santa Margarida - Santana do Manhuaçu - São Francisco do Glória - São João do Manhuaçu - São José do Mantimento - Sericita – Simonésia – Taparuba - Tombos