Com o tema “Cuidado de Enfermagem, Ética e Inovação” a Faculdade do Futuro abriu a 8ª Semana de Enfermagem na noite de quarta-feira, 11. Foram três dias de palestras, cursos, debates e apresentações.
Com foco no trabalho dos profissionais de saúde, a proposta da semana segue a temática da Associação Brasileira de Enfermagem. Palestras, mini-cursos e debates foram planejados pensando as dimensões éticas, técnicas e políticas e os desafios para a prática de Enfermagem na região. “A Faculdade do Futuro, ao realizar essa oitava semana, buscando trazer o tema nacional, considera a Semana de Enfermagem uma oportunidade determinante para o desenvolvimento do debate e de reflexões entre os profissionais e estudantes do curso”, ressalta a Coordenadora, Tatiana Vasques.
ATIVIDADES
A conferência de abertura contou com a palestra do médico neurologista Dr. Alex Nagem Machado sobre “Avaliação e Condutas com Pacientes Neurológicos”. Com experiência profissional reconhecida na área, o palestrante foi bastante didático e prendeu a atenção dos participantes logo no primeiro dia do evento. Ele demonstrou a importância do trabalho da enfermagem no cuidado com pacientes que, na maioria das vezes, tem uma dependência muito grande da ação dos profissionais da saúde.
A apresentação de trabalhos de alunos e professores do curso de Enfermagem foi a segunda atividade da noite de abertura.
Na quinta-feira, durante o dia, profissionais e acadêmicos do curso de Enfermagem promoveram atendimentos com medição de pressão arterial, cálculo de massa corporal e glicemia capilar no coreto da Praça Cordovil Pinto Coelho com orientações à comunidade.
Durante a noite, aconteceram oito minicursos também com proposta de incentivar a capacitação dos participantes, seguindo a proposta do tema central.
No encerramento, na sexta-feira, a mesa-redonda com o tema “Erros na Enfermagem decorrentes de negligência, imperícia e imprudência”, apresentada pelo advogado responsável pelo Departamento Jurídico do Hospital Praia do Canto em Vitória (ES), Victor Conte André, mostrou a responsabilidade e as implicações da profissão.
A segunda palestra abordou o HumanizaSUS: como realizar práticas eficazes de acolhimento, com a enfermeira Andressa Aparecida Duarte de Aguiar. A cerimônia de encerramento ainda premiou o melhor trabalho apresentado durante a 8ª Semana de Enfermagem.
DIA DO ENFERMEIRO
Em 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência à data de nascimento de Florence Nightingale (1820-1910), pioneira no tratamento de feridos durante a Guerra da Criméia. A enfermeira ficou conhecida pelo apelido de "A dama da lâmpada" (Lady with the light), pelo fato de servir-se deste instrumento para auxiliar os feridos durante a noite. Também atribui-se a Florence a fundação da primeira Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, no Reino Unido.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com