Portal Caparaó - Parque do Caparaó completa 50 anos nesta terça
Agronégocios

Parque do Caparaó completa 50 anos nesta terça

24/05/2011

As comemorações de aniversário de 50 anos do Parque Nacional do Caparaó, completados hoje (24), ocorrerão tanto no município mineiro de Alto Caparaó quanto na localidade capixaba de Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto. A população em geral está convidada a participar.

Em Pedra Menina, o evento será realizado no Centro de Visitantes e a abertura oficial acontece durante a tarde de terça, 24, com a presença de diversas autoridades,como o Presidente do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), além de prefeitos dos municípios do entorno.

Além do discurso das autoridades presentes, a comemoração conta, também, com homenagens e apresentação folclórica do Boi Pintadinho da localidade de Patrimônio da Penha.

O Parque

Criado em 24 de maio de 1961 por um decreto federal assinado pelo Presidente Jânio Quadros, o Parque Nacional do Caparaó tem 31,8 mil hectares de extensão está situado entre os estados do Espírito Santo (78% da área) e de Minas Gerais (22%) e, a cerca de 270 km de Vitória e 335 km de Belo Horizonte.

No lado capixaba, fazem parte os municípios de Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Iúna Irupi, Guaçuí, Alegre, Muniz Freira, Ibatiba, São José do Calçado e Jerônimo Monteiro.

Com uma fauna e flora riquíssimas, além de cachoeiras de águas cristalinas, o terceiro maior pico do Brasil - e o maior pico de acesso fácil do país - se localiza no Parque: o famoso Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude, que se encontra no município de Ibitirama. A montanha atrai muitos visitantes por ano, que se aventuram para prestigiar o nascer e o pôr-do-sol.

Para agendar visitas ao Parque, basta ligar para os telefones: (32) 3747-2086 e (32) 3747-2943. E para informações turísticas, o telefone é o (28) 3553-0679.

Visita Cancelada

Marina Silva, ex-senadora e ambientalista, participaria das comemorações do aniversário do Parque através de uma palestra sobre desenvolvimento sustentável. Mas, por telefone, a assessoria comunicou que ela não poderá comparecer ao evento, pois acompanhará a votação da reforma do Código Florestal Brasileiro na Câmara dos Deputados, que foi transferida para o dia 25 de maio.

Com informações de A Gazeta

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.