“Seguramente, deve ser a mais antiga entidade de assistência social de Manhuaçu e, uma das mais antigas do Brasil em atividade até hoje”. A afirmativa é do ex-presidente do Posto Puericultura de Manhuaçu, Mozart Pereira durante pronunciamento na última quarta- feira, dia 18, na assembléia geral para a eleição da nova diretoria da entidade.
Fundado em 21 de abril de 1947, o posto de Puericultura de Manhuaçu atende crianças de 0 a 18 meses e gestantes carentes, garantindo todo o acompanhamento médico. O nome derivado do latim (puer, pueris, criança) é a ciência médica que se dedica ao estudo dos cuidados com o ser humano em desenvolvimento, mais especificamente com o acompanhamento do desenvolvimento infantil. A puericultura, como subespecialidade da pediatria, preocupa-se com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança.
Durante a assembléia, a diretoria prestou uma homenagem ao Dr. José Calil Elias. |
A nova diretoria pretende trabalhar e garantir atendimento ideal as gestantes e crianças carentes. |
Também é garantida a manutenção da assistência à gestante carente e as crianças, que necessitam de cuidado, acompanhamento e alimentação saudável.
Há 23 anos integrando a diretoria da entidade, Mozart Pereira explica que as atividades são desenvolvidas em parceria com pessoas, que estão preocupadas com as causas sociais. “Temos recebido a colaboração de alguns comerciantes, mas, há um esforço concentrado dos membros da diretoria para a atividade não parar”,ressalta o ex-presidente Mozart Pereira.
A nova diretoria ficou assim constituída: Presidente Roger Fernando Sanglard Lopes; vice presidente Paulo Fialho Quintão; tesoureiros Maria de Lourdes Oliveira(1º) e Mozart Pereira(2º), Secretários Telma Paulo Freitas Oliveira e Luciano de Oliveira; A diretoria administrativa ficou formada por Terezinha Alves Pereira, Andrea Rabelo (assessoria jurídica) e presidente de honra Dr. Abel Carneiro Viana. O conselho fiscal foi formado por Milton Lopes, Maria José Nolasco Pereira e Marileia Vargas Machado. Suplentes- Neuza Lamar, Edmar Cunha e Vera Lúcia da Cruz.
O presidente eleito, Roger Fernando Sanglard diz que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela diretoria passada e, buscar parcerias para fortalecer o trabalho do posto de Puericultura de Manhuaçu.
Eduardo Satil - Foto: Jailton Pereira