O 11º Batalhão da Polícia Militar esteva em festa na manhã desta terça-feira (7), com as comemorações do aniversário da instituição, data oficialmente celebrada em 9 de junho. A solenidade contou com a entrega de certificados homenageando os militares reformados e parceiros beneméritos e a outorga de medalhas.
Pela primeira vez, a cerimônia foi promovida fora da sede do quartel. Para dar mais comodidade e conforto aos participantes, a Polícia Militar optou pelo Salão de Eventos da APAE Manhuaçu.
Segundo o comandante do Batalhão em Manhuaçu, Tenente-Coronel Luiz Carlos Rhodes, a Polícia Militar possui grande credibilidade junto a sociedade e isso é fruto do trabalho desenvolvido. “A PMMG é considerada a melhor PM do Brasil. Uma das poucas instituições no mundo que trabalha 24 horas sem medir esforços para melhor servir a população. A cerimônia é justamente para comemorar esses feitos em prol da promoção da paz social. Reconhecemos homens e mulheres que participam diariamente dessa trajetória, bem como os parceiros fundamentais para o nosso trabalho”, destacou.
REFORMADOS
Após a apresentação de um vídeo institucional e da canção da Polícia Militar, a cerimônia foi marcada pela entrega de homenagens e reconhecimento aos policiais militares.
O destaque trintenário abriu a série de entregas. Foram reconhecidos aqueles que passaram para a reserva, os chamados “reformados”, que foram agraciados com um certificado. “Esse diploma marca o reconhecimento àqueles que fizeram a história da Polícia Militar. São 236 anos construídos ao longo do sacrifício de militares, pessoas que envergaram a farda, morreram pela pátria. Então na solenidade de hoje fazemos, ao mesmo tempo, a comemoração do aniversário e a homenagem aos reformados”, diz o comandante.
Um momento histórico foi a entrega do diploma à Tenente Maria Márcia. O atual comandante foi o responsável por homenagear a esposa, que passou para a reserva recentemente.
As homenagens seguintes foram com os diplomas de Destaque Profissional, Destaque 2010 e Medalha de Mérito Militar. Os Capitães Adenilson Amaral e Alex Louzada e o Tenente Mário Sérgio Veríssimo receberam a Medalha Alferes Tiradentes.
EMOÇÃO
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a entrega da Medalha de Mérito Coronel Fulgêncio. A homenagem concedida pela União Militares de Minas Gerais foi entregue pelo Coronel José Pedro de Assis (Diretor do Núcleo de Manhuaçu) ao Tenente da Reserva José Bonifácio Filho. Muito aplaudido, ele deixou as lágrimas descerem com a alegria do reconhecimento dos colegas militares.
Os parceiros beneméritos, representantes de empresas e instituições que trabalham em parceria com a Polícia, também foram homenageados. O Prefeito de Manhumirim Ronaldo Lopes Corrêa, o Presidente do Consep de Mutum Habib Saib Abi-Habib Filho, a diretora da Escola Estadual de Espera Feliz Mariena Labati Teixeira e o empresário Noé Magalhães Júnior foram agraciados.
HISTÓRIA
A corporação teve a sua origem no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em 9 de junho de 1775, tendo como patrono o Alferes Tiradentes, herói de Inconfidência Mineira. A Polícia Militar Mineira comemora 236 anos de criação, sendo a mais antiga corporação paga do Estado, destinada à segurança pública.
Carlos Henrique Cruz / Fotos Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com