Portal Caparaó - Padre Marcelo é ordenado em Sacramento
Geral

Padre Marcelo é ordenado em Sacramento

14/06/2011 - Atualizado em 14/06/2011 08h14
 

A Paróquia de São Sebastião do Sacramento, município de Manhuaçu, celebrou com enorme fervor a ordenação presbiteral de mais um de seus fieis, o diácono Marcelo Carlos da Silva. O evento ocorreu na sede da paróquia, na tarde do último dia quatro de junho, sábado.

A cerimônia foi marcada por momentos de muita emoção por vários aspectos, entre eles o fato da Comunidade de Soledade ter agora um de seus filhos sacerdote e por ser a primeira ordenação presidida por Dom Emanuel Messias, recém empossado bispo da Diocese de Caratinga.

Centenas de voluntários sacramentenses e soledadenses se mobilizaram e brilhantemente promoveram celebrações e recepções que impressionaram fieis locais e visitantes.

ORDENAÇÃO

Foram semanas de preparação e expectativas para um dos atos mais nobres da Igreja Católica. A ordenação seguiu todos os rituais típicos e foi acompanhada atentamente pelo público presente.
O bispo diocesano de Teófilo Otoni, Aloísio Jorge Vitral, seria o ordenante, mas com a morte de um de seus parentes dias antes da festa, Dom Emanuel Messias assumiu a função.

Duas testemunhas se apresentaram para atestar que o diácono Marcelo estava apto a se tornar um Ministro de Jesus. O sacristão Raimundo, da Comunidade de Boa Viagem, em Belo Horizonte, e Noémia Silva, da Comunidade de Soledade, lembraram da dedicação e do comprometimento do religioso com a causa cristão e a vida da Igreja. Com os relatos, o público pôde conhecer a história de Marcelo e as demonstrações de fé que evidenciaram sua vocação sacerdotal, desde muito cedo. Em uma delas, ele e sua irmã Luciana, hoje freira, ainda crianças encenavam a celebração de uma missa em baixo de uma árvore do quintal de casa. Um prenúncio da vida dos dois religiosos.

No final da celebração, o novo padre surpreendeu a todos falando, sob forte emoção, da alegria daquele momento e da sua mais importante missão em seu ministério, o apoio aos que sofrem violência. Segundo ele, esse propósito foi definido há algumas semanas quando bandidos, agindo com forte violência, assaltaram o mosteiro onde ele participava de um retiro preparatório para a ordenação, no sul do país.

A festa envolveu uma enorme equipe de leigos e meses de preparação, tudo sob a coordenação do pároco Pe. José Maria, da paróquia de Sacramento.

Mais de trinta padres e diáconos de várias paróquias da Diocese de Caratinga e de outras dio-ceses presenciaram a solenidade religiosa.

PRIMEIRA MISSA

Antecedendo a ordenação, as dezoito comunidades da paróquia foram envolvidas em ativida-des missionárias. Dezenas de religiosos e leigos visitaram as famílias visando despertar o espírito missionário, e, ainda, enfatizar a importância da ordenação de um filho da terra para a Igreja.

A primeira missa presidida por Pe. Marcelo foi memorável. Ela ocorreu no dia seguinte, domingo, na sua terra natal, Soledade. Amigos e familiares prepararam uma celebração digna de um filho ilustre. Homenagens forma prestadas, incluindo uma linda canção composta e entoada pela sua primeira professora, Dona Maria da Conceição Souza.

TRAJETÓRIA

Pe. Marcelo ingressou no Seminário Menor, em Caratinga, em 1º de junho de 1991. Ele cursou filosofia em Belo Horizonte, no ano de 1994. O noviciado ocorreu em Uberaba, entre 1997 e 1998. Voltou para Belo Horizonte e graduou-se em teologia, entre 1999 e 2002. Após os votos perpétuos, cur-sou psicologia até o ano de 2009. Ordenou-se diácono em quatro de dezembro de 2010, pela Congregação do Santíssimo Sacramento, em Belo Horizonte.

Senisi Rocha - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.