Cerca de 500 pessoas participaram da abertura do VI Fórum Regional de Educação Ambiental (Forea), nesta quarta-feira (15), no Poliesportivo Públio Nolasco, em Manhumirim. Com o tema “Brigadeiro-Caparaó: Eixo Regional de Conectividade Socioambiental”, o evento acontece até esta sexta-feira (17) e tem como objetivo repassar à sociedade informações para o fortalecimento do espírito de conservação e preservação ambiental necessários para o desenvolvimento dos trabalhos realizados pelas instituições responsáveis pela execução das políticas ambientais do Estado de Minas Gerais.
Na solenidade de abertura, o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Augusto Henrique Lio Horta, ressaltou a importância da educação ambiental, que pode formar cidadãos mais conscientes, mudar comportamentos e atitudes, ampliar visões e tornar as pessoas mais exigentes.
“Dentro desta perspectiva, o Forea transformou-se numa das mais bem-sucedidas mobilizações para o Estado de Minas Gerais”, afirmou. O secretário-adjunto também pontuou as ações desenvolvidas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) para preservação e conservação ambiental. “Para a sociedade enfrentar grandes desafios, como a questão ambiental, é preciso que haja coordenação de esforços, ou seja, é necessária a atuação do governo, para a construção de uma sociedade melhor”.
Homenageados
Durante a cerimônia, ocorreu também a entrega das placas, dos diplomas e medalhas de mérito ambiental às pessoas e instituições que se destacaram pelos relevantes serviços desenvolvidos em prol do meio ambiente na região. Foram homenageados: o gerente do Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Renato Gomes, a professora da Escola Estadual Santo Agostinho de São Francisco do Glória, Maria Aparecida da Silva Ricardo, a empresa Anglo American, a Cooperativa Aguapé, a Organização Não Governamental (ONG) Força Verde, o biólogo da empresa Preserv Projetos e Sustentabilidade Ltda., Carlos Heinisch, e o engenheiro florestal José Carlos Carvalho.
Na programação do VI Forea ainda estão incluídos ciclo de palestras, mesas redondas, debates e oficinas com temas ambientais. No último dia de evento será elaborado o documento final com representantes dos municípios e coordenação técnica do Fórum. Além disso, será definido o município sede do próximo Forea.
O VI Forea é organizado pelo IEF, órgão que compõe o Sisema, em parceria com a Prefeitura de Manhumirim, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Superintendência Regional de Ensino de Carangola, Organização Não Governamental (ONG) Ambiente Brasil Centro de Estudos, Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental Zona da Mata e o Instituto Chico Mendes - Parque Nacional do Caparaó.
Agência Minas - Foto Carlos Henrique Cruz / Portal Caparaó