Teve início na última segunda-feira, dia 20, com uma caminhada que iniciou nas proximidades do Estádio JK até a Praça 5 de Novembro, a Semana Nacional Contra as Drogas promovida pela Polícia Militar, Conselho Municipal Ante-Drogas(COMAD), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, escolas e alunos do PROERD.
O objetivo é despertar toda a sociedade para os malefícios que as drogas causam e, ao mesmo tempo chamar a atenção de todos os órgãos para que unam, a fim de conscientizar as crianças, adolescentes e adultos para dizerem “não às drogas”.
Em entrevista a reportagem, o coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas na área do 11º B.P.M. Cap. Márcio, disse que o momento é para dar uma nova dimensão pública à atividade de prevenção, mostrar para a comunidade o que tem sido feito, bem como buscar o envolvimento de outros órgãos no combate às drogas. Ele explica que, o PROERD é um programa de caráter social e preventivo, posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados.
É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado, para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental. Com isso, as crianças vão mobilizando em casa, orientando os pais para ficarem afastados das drogas lícitas e ilícitas. “Temos a necessidade de desenvolvermos ações preventivas e repressivas. É um problema de saúde pública, que envolve questão de segurança e sociedade em geral”,disse o oficial.
O presidente do COMAD, Roger Fernando Sanglard Bastos esteve participando e, destacou que todas as ações a serem desenvolvidas na Semana Nacional Contra as Drogas são fundamentais, para que a consciência das pessoas possa mudar quanto a esse mal que destrói tantas vidas.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com