Acima, visita a Fazenda Educampo e, abaixo, a missão aos Estados Unidos |
O SEBRAE promoveu recentemente três grandes ações dentro do Projeto Foco Competitivo do Café das Matas de Minas. Produtores e entidades do setor cafeeiro participaram de uma feira internacional de cafés especiais no Estados Unidos e da Expocafé, no Sul do Estado. Além disso, um cursos sobre o mercado de café no mundo foi ministrado em Manhuaçu.
Inseridas nos projetos Café das Matas de Minas e Educampo, que é um resultado dos trabalhos do Foco Competitivo, as ações promovem a qualificação e criam novas oportunidades para o setor. Uma comitiva de produtores da região esteve na 23ª Exposição Anual da Associação de Cafés Especiais da América (SCAA, sigla em inglês), realizada de 29 de abril a 1º de maio, em Houston (Estados Unidos) num grande evento com produtores, torrefadores, pesquisadores, exportadores, especialistas e baristas. Segundo Ereni Emerick, técnica da microrregional de Manhuaçu, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os atores da cadeia produtiva de países consumidores e produtores.
Neste ano, a SCAA deu destaque especial ao Brasil. No estande brasileiro foi montada uma cafeteria para degustação de cafés especiais das nove regiões produtoras do Brasil, inclusive as Matas de Minas. O país é o maior produtor e exportador do mundo e vem ampliando sua participação no mercado internacional de cafés especiais ou gourmet, com grãos de alta qualidade. Em 2010, o Brasil exportou cerca de um milhão de sacas de 60 kg de cafés especiais, 15% a mais do que o ano anterior.
EXPOCAFÉ
O maior evento do agronegócio café no Brasil, Expocafé, foi realizado pela EPAMIG, entre os dias 14 e 17 de junho, na Fazenda Experimental de Três Pontas (sul do estado) e recebeu 22 mil participantes. Uma missão de produtores do projeto Foco Competitivo também esteve no evento.
Para Ereni Emerick, a Expocafé é reconhecidamente um dos maiores eventos de difusão de tecnologias e de conhecimento, motivo pelo qual o Sebrae faz questão de levar associações, produtores e cooperativas. “Entendemos ser extremamente benéfico aos produtores a participação num evento como este”, ressaltou.
Além dessa atividade, os participantes da missão ao sul de Minas ainda estiveram na Fazenda do Projeto Educampo em Guaxupé.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com