Durante reunião na sede do PSDB na segunda-feira, em Belo Horizonte, o Deputado Federal Paulo Abi-Ackel destacou a importância de Manhuaçu na sua carreira política. O parlamentar mineiro reforçou os planos para a região e destacou recursos já conseguiu viabilizar para a cidade. Ele se encontrou com as principais lideranças do PSDB em Manhuaçu e discutiu, entre outros temas, a questão do aeroporto.
“Quero marcar minha vida pública com realizações efetivas para Manhuaçu. A cidade é o berço da minha família e onde o meu pai começou a vida e fez uma grande biografia. Seria uma grande satisfação pessoal prestar relevantes serviços ao povo de Manhuaçu, em especial conseguindo obras que possam levar o desenvolvimento, o crescimento e o progresso da cidade”, garantiu.
Além de recursos destinados a projetos específicos, o deputado disse que está empenhando na questão do Contorno Rodoviário. O projeto teve como bases as ações do então deputado Ibrahim Abi-Ackel e chegou a ser totalmente elaborado.
“É uma questão de interesse de Minas Gerais que apresentei ao Ministro das Relações Institucionais Walfrido dos Mares Guia. Conversei sobre a necessidade de fazer isso rapidamente. Estamos empenhados em colocar o projeto em prática”, afirmou.
VÔOS PARA O AEROPORTO REGIONAL
Sobre o Aeroporto Regional Elias Breder, Paulo Abi-Ackel evitou falar o nome da companhia aérea, mas garantiu que desde a inauguração pleiteou junto ao Governador Aécio Neves a inclusão de Manhuaçu numa das rotas estaduais. Ele diz que esteve pessoalmente com representantes da empresa: “Tenho relações muito boas com a Companhia Aérea que poderá operar a linha. Conversei com eles e posso aqui dizer que há um compromisso da empresa com o Governador Aécio Neves em implantar uma linha regular para Manhuaçu”.
É de conhecimento geral a série de conversas entre o governador e a Total Linhas Aéreas para atender vários destinos regionais.
Paulo Abi-Ackel lembra que ainda há muito a ser superado: “O problema ainda é a questão da homologação. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciou o processo, mas sabemos que isso não é tão simples, ainda mais nesse momento em que vivenciamos uma grande crise no setor aéreo”. Ele comentou a presença de representantes da Agência avaliando o local na semana passada.
A cidade poderá ter vôos na rota Belo Horizonte-Vitória com escala em Manhuaçu algumas vezes na semana ou mesmo ser incluída numa rota estadual com outras cidades.
Ele também alertou para o fato de que não adiantará ter uma linha se não existir demanda: “Haverá todo um trabalho com as prefeituras das cidades vizinhas e os formadores de opinião para que incentivem as populações, lideranças e empresários a utilizar a linha aérea. Isso é fundamental, porque se ela mostrar-se deficiente, com certeza a Companhia recuará”.
Carlos Henrique Cruz - 13:36 - 18/09/07 - portalcaparao@gmail.com