Moradores de Santa Bárbara do Leste realizaram, no último sábado, 02, uma manifestação para pedir a reimplantação dos quebra-molas na BR-116, nos trechos que ficam próximos às entradas principais da cidade. O trânsito ficou impedido por 4 horas, o que gerou um congestionamento de 5 km, até que fossem realizadas as primeiras negociações junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Nos últimos dias, ocorreram três acidentes no local em decorrência da alta velocidade que os carros passam, o que causou a indignação e a revolta popular. O acidente de maior gravidade aconteceu com a senhora Maria Rita Costa que foi atropelada no último dia 27, quando atravessava o asfalto.
“Eu estava indo para a Escola, aproximadamente às 19h e olhei com cuidado antes de atravessar, em um momento que os carros não estavam passando. Quando estava no meio da pista, um carro veio em alta velocidade, de uma forma violenta e me atingiu antes que eu conseguisse chegar ao outro lado. Eu sempre atravessei com muito cuidado e mesmo assim fui atropelada, agora me preocupo com as várias crianças que precisam passar no asfalto para ir à Escola e apoio o protesto realizado, pensando no bem estar dessas crianças e de toda a população da cidade” diz dona Maria.
Inácio Costa, marido de dona Maria, lembrou os vários acidentes que ocorreram em Santa Bárbara antes de existir os quebra-molas na cidade. “Os quebra-molas acabaram com um problema sério que tínhamos aqui, pois sempre aconteciam acidentes até mesmo fatais e agora, o DNIT (Departamento Nacional de Infra Estrutura do Trânsito) quer deixar aqui radares e acabar com os quebra-molas, o que demonstra um desrespeito com a vida da população local”, protesta.
Após significativa pressão popular, o representante da PRF, Vander Lúcio, chegou ao local para dar início às negociações. Houve várias discussões e a população se mostrou irredutível quanto à liberação da pista. Foi composta uma Comissão de Representantes populares que se reuniu na Casa Paroquial, definindo o direcionamento da manifestação. Na reunião, Vander Lúcio se comprometeu a levar as reivindicações da população santabarbarense até o senhor Milton Genelhu, Diretor do Dnit em Caratinga visando resolver o problema.
Ficou definido na reunião que se não forem reimplantados os quebra-molas na cidade, seria realizada uma nova manifestação. O advogado Eder Geraldo foi o responsável por transmitir as informações à população e conter os ânimos do povo.
“Essa manifestação é fundamental, pois as instituições federais trabalham de acordo com o número de acidentes que ocorrem na cidade e nós que moramos aqui, estamos preocupados com as vidas dos cidadãos. Nada paga uma vida e perder alguém em decorrência de um acidente trágico é algo que não estamos dispostos a aceitar” protesta Eder.
É de inteira responsabilidade do Dnit definir onde devem ser implantados quebra-molas e quais as formas mais adequadas de se conter a violência no trânsito. A comunidade aguarda uma resposta positiva do engenheiro Milton Genelhu, avaliando a reivindicação popular e os riscos existentes no local, considerando-se que na entrada de uma cidade que é dividida por um asfalto, é inaceitável que os carros transitem tão rapidamente.
De acordo com líderes do movimento, o manifesto continua até serem atendidas as necessidades e os órgãos responsáveis pelo trânsito cuidem para reduzir o risco de acidentes no local.
Diário das Gerais