O Projeto da Ecolândia, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Manhuaçu foi lançado oficialmente na manhã de quarta-feira, 13, com o plantio de uma “Árvore Fundamental” no terreno em que será construído o centro de educação ambiental. A muda de “Pau Brasil” foi escolhida para marcar a data de apresentação do projeto.
A cerimônia reuniu o Presidente da AABB, Amim José de Sales Júnior; o Tenente da 12ª Cia da Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Jésus Cássio; do Comandante da 12ª Companhia, Major José Carlos; Prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros; Presidente da Câmara de Manhuaçu, Renato Cezar Von Randow; Juiz de Direito, Vinicius Dias Paes Ristori, representantes de órgãos ambientais, como CODEMA, EMATER E IEF e de diversos segmentos da sociedade.
APRESENTAÇÃO
A abertura foi feita pelo Tenente Jésus para apresentar os detalhes do projeto das instalações da Ecolândia. “Vamos atuar na educação ambiental das crianças, que sabemos ser de fundamental importância para conscientização das futuras gerações. A parte de ensino começa em setembro e não para mais. Será um grande marco em educação ambiental na região”, destacou entusiasmado.
Para viabilizar o projeto, foi assinado um convênio de parceria entre a Polícia Militar de Meio Ambiente e a AABB. “O projeto é um divisor de águas na região de Manhuaçu em relação ao meio ambiente. É uma honra para a AABB ter sido escolhida pela Polícia Militar do Meio Ambiente para usar nosso espaço. Sabemos que temos um caminho difícil pela frente, principalmente quando se trata de patrocínio, mas pelo apoio que tivemos neste lançamento, ficamos engrandecidos”, orgulhou-se o Presidente Amim José de Salles Júnior.
Após os discursos, todos foram até ao local onde será construída a Ecolândia onde foi plantada a “árvore fundamental”.
O Comandante Regional da Polícia Militar do Meio Ambiente e Trânsito, Major José Carlos, destacou a importância da Ecolândia. “A conscientização ambiental é uma realidade, uma necessidade no nosso planeta. Nossa convivência parte do princípio da boa utilização dos recursos desde crianças, como coleta seletiva, preservação da água, da fauna e flora. Também não podemos descuidar por parte dos adultos, pois nós devemos ter atitudes corretas influenciado mais pessoas e conseqüentemente teremos um mundo melhor, pois o meio ambiente é a vida”, comentou.
PROJETO
O Centro Regional de Educação Ambiental (Ecolândia) contará com espaço dedicado à prática da educação informal para crianças e adolescentes, objetivando a implantação de uma formação e conscientização ambiental, proporcionando aos seus visitantes a possibilidade de adquirir e formar conhecimentos sócio-ambientais, adquirir o sentido dos valores, as atitudes, o interesse ativo e as atitudes necessárias para proteger e melhorar o meio ambiente.
A sede da AABB de Manhuaçu é um dos espaços mais bem preservados da cidade. Além de trilhas que respeitam a mata, o local é rico em animais e tem espaço suficiente para visitar de grupos de estudantes num trabalho de conscientização e educação.
Com informações de Geilson Dangelo - portalcaparao@gmail.com