Vereadores de Manhumirim receberam no Plenário Oswaldo Frossard, sede da Câmara, integrantes da Loja Maçônica Propter Humanitatem para entrega do Diploma de Honra ao Mérito à Loja, pelos seus 90 anos de fundação e serviços prestados à sociedade, especialmente nos últimos tempos, com a ajuda a associações como APAE e AMAR, esta última, trabalhadora pela recuperação de dependentes de álcool e drogas.
Homenagem mútua
A Câmara homenageou, mas acabou recebendo prestígio em dobro com a presença ilustre do Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Marcos José da Silva e o Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa, Arnaldo Soter Braga, os dois cargos mais altos dentro da Ordem no Brasil. Arnaldo falou na Tribuna da Câmara e lembrou do avô, Aristides Soter Braga, que foi maçom da Loja e Presidente da Câmara de Manhumirim. Já o Grão-Mestre Marcos destacou que a Maçonaria faz filantropia sem divulgar, tudo em prol dos menos favorecidos.
O Presidente da Câmara Hélio Marcos Mendonça convidou o Vereador Jésus Aguiar, autor da Resolução nº 306 que concedeu o Diploma de Honra ao Mérito, para entregar ao Venerável Célio Soares a homenagem da Câmara, junto ao Grão-Mestre Marcos José da Silva e o Presidente da Assembleia Federal Legislativa, Arnaldo Braga.
O Venerável Célio entregou ao Presidente da Câmara um quadro com o Selo comemorativo dos 90 anos que a Loja fez e também presenteou os vereadores com um chaveiro.
Estavam presentes o ex- Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa, Arquiariano Bites Leão, o Venerável da Loja Maçônica Propter Humanitatem Célio Vicente Soares, o Deputado Federal da Loja Maçônica Propter Humanitatem Rogério de Oliveira Freitas e o Deputado Estadual Loja Maçônica Propter Humanitatem Joanimar Batista Emerick. Também estavam presentes outros maçons que integram a Loja de Manhumirim.
A Loja Maçônica Propter Humanitatem
A Maçonaria de Manhumirim completou, exatamente na quinta-feira, dia 14 de julho, 90 anos, já que começou suas atividades em 1921. É a Loja nº 969. No histórico da Resolução 306, algumas passagens históricas da Loja Propter Humanitatem, que ajudou a construir a história do município: “Considerada filha da Loja Maçônica “União de Manhuaçu”, pelo fato de ter sido fundada por maçons, em sua grande maioria, originários da referida Loja, foi fundada em 14 de julho de 1921, tendo como primeiro Venerável o Sr. Trajano de Souza Lima. No decorrer de sua história constam diversos nomes de grande representatividade para a história de nosso município. O objetivo principal de sua fundação se revela na tradução do seu nome “Propter Humanitatem’. Uma Loja criada para a prática da bondade e caridade. Objetivos estes que no decorrer dos seus 90 anos, vêm sendo colocados em prática por seus membros nas mais variadas formas.
Atualmente se faz representar em vários setores da nossa sociedade, destacando-se entre eles a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e a Associação Manhumiriense de Amigos Reunidos – AMAR, onde vários maçons trabalham de forma colaborativa no auxílio aos projetos desenvolvidos por estas instituições. Por se tratar de uma Loja quase centenária, possui condecorações oferecidas pelo Grande Oriente do Brasil, pode central da maçonaria brasileira, em virtude de seus relevantes serviços prestados à Ordem e à sociedade.
São eles: Benfeitora da Ordem – 24/04/1979; Grande Benfeitora da Ordem – 18/04/1983 e Estrela de Distinção Maçônica – 14/07/2009. Celebra neste ano de 2011 seus 90 anos de fundação. 90 anos contribuindo para a construção da história do nosso município, quebrando preconceitos e mostrando que mesmo sendo uma sociedade secreta, não tem medo de se mostrar quando o assunto é a defesa da dignidade e liberdade do ser humano.”
A homenagem teve forte razão de ser, pois a Loja Maçônica Propter Humanitatem assim como a Maçonaria em todo o Brasil prestam um grande serviço à sociedade. Muitos maçons ocupam, coincidentemente, cargos no Executivo, Legislativo e Judiciário em todas as esferas do país. A coincidência só não se justifica se considerarmos que para ser integrante da Maçonaria é preciso ser líder em causas sociais diversas, característica atribuída aos políticos.
Mas se em outros tempos a Maçonaria teve muito mais atuação política, hoje a Ordem se dedica aos trabalhos sociais. O Vereador Jésus Aguiar que foi presidente da Câmara em 2009 e 2010 é Maçom há 12 anos e lembrou as pessoas especiais que ao longo da história ocuparam a Loja Maçônica Propter Humanitatem de Manhumirim. Como ele disse, alguns dos Veneráveis que já partiram: Aristides Soter Braga, Manoel Nunes da Rosa, Alfredo Lima, Benoni Cotrim, Dr. Orbino Werner, Joaquim Cabral, Walace Nolasco e Renato Eller.
Jésus lembrou também as autoridades internacionais e citou algumas nacionais como Marechal Deodoro da Silva, os Presidentes Prudente de Moraes, Campos Sales, Nilo Peçanha, Delfin Moreira, Arthur Bernardes, Washington Luis e Jânio Quadros.
Viviana Almeida - Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com