Equipe do Telecentro de Manhuaçu |
Para possibilitar que os jovens de Manhuaçu possam ingressar no mercado de trabalho com qualificação profissional, o Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT) e Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, têm oferecido o curso de informática básica (digitação e openoficce), bem como cursos profissionalizantes on-line gratuitos com certificado.
O Telecentro Comunitário é um espaço público provido de computadores conectados à internet em banda larga, para que sejam realizadas atividades por meio do uso de tecnologia da informação e comunicação, para promover a inclusão digital das comunidades atendidas.
De acordo com os monitores, Talles Magno Lacerda e Silvânia de Oliveira a procura tem diminuído bastante, alunos têm deixado de freqüentarem as aulas. “Temos oferecido todo o suporte, para que os jovens de Manhuaçu possam aprimorar o conhecimento na era digital, mas, infelizmente deixam a oportunidade passar”, destaca Talles Magno. Existem alunos que fizeram a matrícula, mas estão deixando de participar do curso, que abre novas oportunidades de emprego.
A monitora Silvânia de Oliveira explica que a ausência dos alunos pode estar ligada a falta de consciência, incentivo dos pais e o que significa o aprimoramento e a evolução da inclusão digital. “Queremos salientar que o Telecentro cria novas oportunidades, além de oferecer às pessoas computadores, conectividade e outros equipamentos audiovisuais e multimídia, para uso em capacitações diversas ligadas à inclusão digital”,explica a monitora.
Vantagens do Telecentro
Instalado há dois anos, o telecentro de Manhuaçu disponibiliza o acesso à internet banda larga gratuitamente o dia todo, cursos profissionalizantes on-line de auxiliar de escritório, telefonista, recepcionista, segurança do trabalho, secretária, reforma ortográfica, entre outros. Outra vantagem dos cursos oferecidos pelo Telecentro, é que o tempo pode ser contabilizado como carga horária (estágio) para estudantes universitários e de curso técnico. As pessoas interessadas podem procurar o Telecentro Comunitário, na Rua Amaral Franco, 261,Centro, no horário de 8:00 às 17 horas.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com