O deputado federal João Magalhães garantiu que todos os entendimentos já foram realizados com o Ministério da Educação para viabilizar a implantação de uma unidade do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFET) em Manhuaçu. A medida mais recente foi a solicitação à Prefeitura Municipal para disponibilizar um terreno com quatro mil metros quadrados para o projeto, já que a área doada inicialmente tem a metade dessa dimensão.
Deputado João Magalhães e o vereador Teté com o projeto do IFET que segue o modelo de Juiz de Fora |
Segundo o deputado, o município possui o maior índice de crescimento populacional da região e a carência de mão de obra especializada é grande, havendo portanto a necessidade urgente de implantação de cursos profissionalizantes para os jovens, que precisam e merecem uma oportunidade para conquistarem uma profissão digna, buscando assim uma melhor qualidade de vida. “Manhuaçu fica nos limites entre os estados de Minas e Espírito Santo e integra toda a região do Caparaó. Ele é o maior e concentra todo serviço de transporte, saúde, bancos, órgãos governamentais, entre outros. Ao todo são cerca de trinta cidades que podem ser beneficiadas diretamente. Com a instalação desta unidade de ensino, os estudantes dessa região terão condições de se qualificar”, ressaltou.
João Magalhães conta que a inclusão de Manhuaçu na proposta de expansão do ensino técnico federal é uma bandeira que defende junto ao Governo Federal para promover a inserção de jovens do ensino médio e trabalhadores no mercado profissional. A presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Educação Fernando Haddad lançaram, em abril, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), que intensificará a expansão da educação profissional em todo o País, onde justamente o projeto de Manhuaçu está sendo viabilizado.
TERRENO
A Prefeitura de Manhuaçu já fez a doação, através de lei municipal, de uma área de dois mil metros quadrados, no antigo Clube do Sol, para abrigar o projeto do IFET. A mudança é que espaço para abrigar o instituto planejado para Manhuaçu demanda de pelo menos quatro mil metros quadrados. Um estudo topográfico foi encomendado para definir o novo espaço e será encaminhado para a Câmara de Vereadores nos próximos dias.
Segundo o Deputado João Magalhães, ele e o Vereador Nelci Alves Gomes (Teté) já debateram detalhadamente os próximos passos do projeto. A idéia no futuro é realizar audiências públicas com a comunidade para saber as demandas de curso. Nos primeiros levantamentos, Manhuaçu e toda região precisam de cursos nas áreas agrícola, pecuária, construção civil, vestuário, comercial e de tecnologia.
Defensor do ensino técnico federal nos municípios, o deputado João Magalhães garantiu a instalação do IFET, mas lembrou que é preciso união e entendimento entre os envolvidos nessa luta. “Eu me comprometo realmente a lutar pela concretização desse projeto, pois representa mais oportunidade de qualificação para os jovens, mais emprego, mais empresas na região e, é claro, mais renda e mais qualidade de vida para a população”, finalizou o deputado.
portalcaparao@gmail.com