Com público estimado em seis mil pessoas, uma grande celebração em frente à igreja matriz marcou o dia do padroeiro de Manhuaçu, São Lourenço. A data também marcou de forma festiva e intensa a primeira visita à cidade do novo bispo da Diocese de Caratinga, Dom Emanuel Messias. O Grupo Ir ao Povo encerrou a noite de comemoração católica.
Iniciada no dia 1º, a Festa de São Lourenço é integrada à programação da Semana da Família. Durante quinze dias, as comunidades dos nove setores da paróquia estão participando ativamente das celebrações e reflexões propostas. Padre Luiz Carlos, pároco de São Lourenço, elogiou a presença das comunidades: “Nossa paróquia é composta por nove setores e o envolvimento e a participação foram maciços. Todas as comunidades se fizeram presentes e nos alegraram muito, formando uma grande família de Deus”.
Nesta quarta-feira, dia de São Lourenço, a primeira celebração marcou o aniversário de 48 anos de instalação do 11º Batalhão de Polícia Militar. Durante a tarde, fiéis se reuniram na Ponte da Aldeia e receberam o Bispo Dom Emanuel Messias numa grande carreata.
O bispo disse que ficou surpreso com a recepção: “Eu achava que ia ser muito bonita, mas foi muito mais calorosa, enfática e festiva do que a minha expectativa. Fiquei feliz em ver que a festividade religiosa serviu para promover um grande encontro do coração do povo com Jesus”.
Segundo Dom Emanuel, a cidade de Manhuaçu tem um papel importante na Diocese de Caratinga. “É um município pólo e que tem um destaque especial pelo trabalho que é desenvolvido pela Congregação dos Sacramentinos”.
CORAGEM E FÉ
Diácono da Igreja no século III, diante da perseguição do Imperador Valeriano, o prefeito exigiu de Lourenço os tesouros da Igreja. O Santo Diácono pediu um prazo, reuniu todos os pobres que a Igreja socorria e os apresentou. Sentindo-se iludido, o prefeito sujeitou o santo a diversos tormentos, até colocá-lo sobre um braseiro ardente.
O exemplo de São Lourenço foi justamente a principal fala de Dom Emanuel durante a celebração em frente à igreja matriz. “A minha mensagem sobre o exemplo coragem e fé de São Lourenço que atravessou séculos para chegar até nós. Ele teve a disponibilidade de apresentar ao Imperador os pobres, como ele definiu ‘o tesouro da Igreja’. Devemos abrir o coração para os outros e viver intensamente o Evangelho. São Lourenço é um exemplo, pois viveu para os pobres e deu a vida por Jesus como Ele deu a vida por nós”.
Logo após a missa, o Grupo Ir ao Povo apresentou um grande show encerrando a comemoração do dia do padroeiro em Manhuaçu.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com