Portal Caparaó - Dia V 2011 mobiliza moradores de Dom Corrêa
Geral

Dia V 2011 mobiliza moradores de Dom Corrêa

31/08/2011 - Atualizado em 31/08/2011 00h19

O dia Nacional do Voluntariado levou um público significativo e entidades comprometidas com o bem estar para comemorar as conquistas do voluntariado durante todo o ano. Também foi o dia de realizar alguma ação voluntária transformadora e, colocar em prática a solidariedade

Várias instituições participaram na tarde de domingo (28) das ações do Dia V, seguindo a proposta do Conselho de Cidadania Empresarial do Sistema FIEMG. O evento teve início às 12h, no distrito de Dom Correa, onde voluntariados prontificaram sair de casa para o gesto solidário, fazendo algo em beneficio dos semelhantes. Toda a comunidade foi convocada, compareceu em massa para as atividades que foram desenvolvidas, numa demonstração de espírito de cidadania, solidariedade, integração com amigos, vizinhos e outras pessoas que contribuíram para as ações.

 

Nas dependências da Escola Estadual Manoel Agostinho Ferreira, os voluntários fizeram atendimento, orientando os moradores sobre exame preventivo (PSF), confecção de Carteira de Identidade pela Polícia Civil, orientação comportamental, quick, massagem, higienização facial e embelezamento (SENAC).

Os moradores do distrito realizaram plantio de árvores e também aprenderam como aproveitar o óleo para fazer sabão, orientados por integrantes da ONG Pro Rio Manhuaçu e, outras ações concretas foram realizadas para as pessoas despertarem para a vida.

O gerente do SESI CAT Nagib Mansur e coordenador do evento, Saulo Delano Garcia diz que a participação da comunidade foi surpreendente. Segundo ele, o Dia V, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) é uma forma de mobilizar empresas e pessoas que, organizadas em grupos, faz neste dia alguma atividade em beneficio da sua comunidade. “Foi mais um passo importante para todos nós, chamados “Heróis da Resistência”, que há 10 anos estamos trabalhando em prol da qualidade de vida das pessoas”,salienta Delano Garcia.

Uma das coordenadoras do Dia V, Marinez Bragança avalia que o serviço do voluntariado precisa ser diário. Ela lembra que todos os esforços foram concentrados, para que as ações pudessem acontecer.  Segundo Marinez, a própria comunidade manifestou a vontade para que o Dia V fosse realizado no distrito de Dom Correa.

VEJA AS FOTOS

Para o diretor da Escola Estadual Manoel Agostinho Ferreira, Joel Silva Lacerda o Dia V foi fundamental para fortalecer o trabalho feito pelo educandário e enriquecer a cultura local. “Com certeza vamos tirar proveito de tudo isso. Precisamos de melhorias, segurança, lazer e esporte. Essas ações podem possibilitar tudo isso”,comenta o diretor.

Para o próximo ano, o Comitê do Voluntariado aguarda que outras comunidades manifestem para levar as atividades do Dia V em outros lugares. O SESI e FIEMG reocupam com as pessoas que necessitam de uma constante conscientização, para que tenham dias melhores.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.