Portal Caparaó - Encontro reúne empresários na �tica Contábil e Jurídica
Economia

Encontro reúne empresários na �tica Contábil e Jurídica

12/10/2011 - Atualizado em 12/10/2011 08h20
Reunião teve 52 empresários de toda a região

A Ética Contábil e Jurídica recebeu empresários de vários segmentos de Manhuaçu e região durante reunião na tarde da quinta-feira, 06. Durante o encontro aberto pelos sócios diretores Adolpho Portes e Andre Farrath, foram abordados temas centrais ao desenvolvimento dos negócios como a burocracia e morosidade na constituição e encerramento de empresas.

Além de apresentar a nova sede da empresa, no bairro Alfa Sul, André Farrath falou da trajetória da Ética Contábil e homenageou o fundador e mestre na área de contabilidade Adolpho Portes. O encontro também serviu para colocar em debate os temas que afetam empresas de segmentos diferentes e mostrar como foi a experiência de cada um.

CONHEÇA O SITE DA ÉTICA CONTÁBIL E JURÍDICA

Uma dos assuntos foi a certidão de débitos trabalhistas, implantada pelo governo como exigência para licitações. O aviso prévio de 90 dias e a estabilidade de empregado que testemunhar em ação trabalhista a favor do colega também foram amplamente debatidos.

O Advogado e Professor João Gomes Pessoa falou sobre a estabilidade de empregado e citou matéria lida na reunião sobre a estabilidade provisória para testemunhas de processos trabalhistas. O tema já foi aprovado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados. O novo texto foi proposto pelo relator da matéria, deputado Vicentinho (PT/SP). De acordo com o relator, possíveis retaliações a empregados que testemunham causas trabalhistas são comuns. Por isso, a proibição de dispensa imotivada diminuiria esse risco.

VEJA AS FOTOS DO ENCONTRO EMPRESARIAL

O empresário e contador Adolpho Portes ainda falou do novo serviço oferecido pela Ética que é captação de recursos  junto  a bancos  e instituições governamentais.

52 EMPRESÁRIOS

O encontro contou com 52 empresários de diversos setores da economia de Manhuaçu, além de pessoas de cidades como Governador Valadares, Divino, Caratinga, Espera Feliz (MG) e Jaguaré e São Mateus (ES). “Este encontro foi de excelente aproveitamento e entendo que se transformou no final numa Rodada de Negócios. Tivemos informações e interação entre os participantes”, completou Andre Farrath.

O empresário Moisés Pesso, do Grupo Engelmig, lembrou que a Câmara aprovou projeto aumentando o prazo de concessão do aviso prévio nas demissões sem justa causa. A proposta concede ao trabalhador o direito de receber até o máximo de 90 dias proporcionalmente ao tempo de serviço prestado na mesma empresa. Além dos 30 dias proporcionais aos empregados que têm um ano de trabalho, o projeto garante o acréscimo de três dias a mais por ano. 

Foi debatido ainda o modelo de Seguro Desemprego da Hungria. No país europeu, o trabalhador tem direito ao benefício, mas tem a obrigação de doar um período para o governo em serviços como limpeza de escola, estádios, creches. No final, foi servido um coquetel de confraternização.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.