“Quem não sonha, não constrói projetos concretos”, foi com essa fala que o secretário de saúde de Manhuaçu, Dr. Luiz Carlos Lemos Prata, iniciou sua palestra no Seminário Internacional Inclusão dos Cidadãos nas Políticas Públicas de Saúde. A experiência de participação popular nos Conselhos de Unidades de Saúde (COUS) e Conselho Municipal de Saúde (CMS) foi apresentada para participantes de diversos países.
De acordo com o secretário, Manhuaçu tem conseguido modificar a área da saúde por meio desta participação ativa da população através de seus representantes escolhidos democraticamente.
A INCLUSÃO ACONTECE
Segundo o secretário Luiz Prata, o CMS e as conferências municipais têm sido um dos principais espaços para a inclusão de atores da comunidade. O processo de conferências gera resultados, indica o secretário que acrescenta que nestes eventos os cidadãos têm a oportunidade de avaliar, acompanhar e participar da política local, criar propostas, elaborar planos de ações e ter acesso a informações de caráter técnico. “Nós adequamos a Secretaria Municipal de Saúde para atender as necessidades da participação social. O lema que estampamos em nossos conselhos é a frase de Betinho que diz: só a participação social é capaz de mudar o país”, ressaltou.
DEMAIS EXPERIÊNCIAS
Também foram apresentadas outras experiências no seminário, dentre elas a história de participação social no município de Borba – Amazonas e, o Projeto Mobiliza SUS, na Bahia, que surgiu com o rearranjo das forças políticas no âmbito estadual e municipal. Aconteceram ainda apresentações de experiências vivenciadas por países como Itália e França.
O Seminário Internacional Inclusão dos Cidadãos nas Políticas Públicas de Saúde, foi uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com