O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), instalou na tarde dessa sexta-feira, 18, em cerimônia realizada no Fórum Desembargador Alonso Starling, a 2º Vara Criminal, de Execuções Penais e Cartas Precatórias Cíveis e Criminais da Comarca de Manhuaçu.
Para o desembargador Paulo Cezar Dias, que representou o presidente do TJMG, a instalação da nova jurisdição é um avanço para a comarca. Ele disse ainda, que frente ao avanço da criminalidade, que para ele, expressa a realidade econômica e política de um país, a magistratura tem buscado garantir a aplicação da Justiça. “O aumento da demanda de Manhuaçu, uma comarca importante e muito expressiva em nosso estado, exigiu essa mudança. Agora, com a implantação da nova vara, vamos dividir a competência da área criminal e, com certeza, o cidadão será beneficiado”, afirmou.
O diretor do Foro, juiz Walteir José da Silva, lembrou que a instalação da 2ª Vara Criminal era uma reivindicação de toda a comunidade de Manhuaçu, pois nos últimos anos, chegou-se a conclusão de que era indispensável que a Comarca recebesse mais uma vara para atender às crescentes necessidades do serviço criminal e das questões relacionadas à infância e juventude, que estavam concentradas em apenas um juiz. O magistrado agradeceu a cooperação das autoridades locais e estaduais para a instalação da nova vara, em especial ao Prefeito Adejair Barros, o Presidente da Câmara Renato Cezar Von Randow, os juízes Vinícius Ristori e Renata Bomfim, além da OAB, Ministério Público e outras lideranças que estiveram apoiando a reivindicação.
De acordo com o Prefeito Adejair Barros, a instalação da 2ª Vara foi uma conquista de toda a sociedade de Manhuaçu, que contribui muito para a instalação. Para ele, com este ato, o TJMG atende uma dívida com comarca.
A cerimônia em Manhuaçu foi bastante prestigiada. Participaram representantes do Ministério Publico, advogados da comarca, lideranças de vários segmentos e autoridades.
O Desembargador Paulo Cezar Dias recebeu uma placa de homenagem pelo empenho no processo de Manhuaçu. Além dele, o juiz Walteir José da Silva foi agraciado com duas placas de reconhecimento da Loja Maçônica União, Liberdade e Justiça e da Maçonaria Regional.
NOVO FÓRUM
Apesar da comemoração da conquista da nova vara criminal e a elevação de Manhuaçu a Comarca de Entrância Especial, a tarde desta sexta também foi importante para reforçar outro pedido do Judiciário local: a construção do novo fórum.
O juiz Walteir José da Silva, acompanhado do Prefeito Adejair Barros, do Promotor Fábio Santana, do Juiz Vinícius Ristori e do Presidente da Câmara Renato Cezar, fez a entrega da escritura do terreno doado pela Prefeitura de Manhuaçu ao Tribunal de Justiça para construção do novo prédio no bairro Bom Pastor. O desembargador Paulo Cezar Dias garantiu empenho junto ao TJMG para defender a construção do novo fórum de Manhuaçu.
Eduardo Satil / Carlos Henrique Cruz