Com expressiva participação dos médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, Manhuaçu sediou a 1ª Jornada de Cirurgia Geral. Realizada no salão de eventos do Hospital César Leite, a abertura contou com a presença de autoridades, diretoria do hospital e integrantes da organização do evento. Entre os presentes, o Presidente da Câmara Renato Cezar Von Randow, Secretário Municipal de Saúde, Dr. Luiz Carlos Prata; Provedor do Hospital César Leite, Dr. Sebastião Onofre Carvalho, e o coordenador do Núcelo de Ensino e Pesquisa, Ivan Francisco dos Santos, e o médico Dr. José Renato Dacache Balieiro, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
Com ênfase nos atendimentos de traumatologia, o evento inédito na região, foi realizado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo Minas Gerais – em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do Hospital César Leite.
Dr. José Renato Dacache Balieiro, membro Colégio Brasileiro de Cirurgióes, destacou a importância do evento, considerando o alto índice de pessoas atendidas com trauma, vítimas de acidentes de trânsito, principalmente na região. Ele ressaltou as duas rodovias federais que cortam Manhuaçu e o atendimento em âmbito regional prestado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o hospital.
Primeira causa de morte no mundo, empatando com as doenças do sistema circulatório, principalmente entre a população economicamente ativa (15 a 44 anos), o trauma é também a primeira emergência médica nos pronto atendimentos dos hospitais de todo o país.
“O evento foi um grande sucesso. Tivemos a presença de profissionais reconhecidos nacionalmente com grande experiência e conhecimento na área de trauma. Os médicos participantes elogiaram bastante as discussões, as informações, avanços e perspectivas apresentadas na área do trauma”, explica Dr. José Renato Dacache Balieiro.
Segundo o coordenador do NEP, Ivan Santos, a escolha do tema recaiu sobre a importância e dimensão que o problema está assumindo, especialmente na região de Manhuaçu. "Estamos preocupados, com o número dos traumas na cidade e na região, ao mesmo tempo em que nos dispomos a qualificar a formação científica para melhorar os atendimentos", ressalta.
Durante dois dias, médicos, enfermeiros, técnicos, acadêmicos e profissionais da saúde de Manhuaçu e região acompanharam palestra sobre o tratamento do trauma nas diferentes especialidades médicas: cinemática do trauma; atendimento pré-hospitalar; estatística do trauma em Manhuaçu; avaliação inicial do poli-traumatizado; via aérea – prioridade inicial; lesões torácicas que matam rápido (diagnóstico e tratamento); conduta nas lesões complexas; trauma abdominal – abordagem atual; protocolo para transferência de vítimas de trauma.
Carlos Henrique Cruz - Fotos Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com