A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai encaminhar ofício ao governador Antonio Anastasia, solicitando a inclusão, no programa do Governo do Estado “Caminhos de Minas”, do trecho de 22 quilômetros da estrada que liga Manhumirim à BR-116, em São João do Manhuaçu, passando por Luizburgo, na Zona da Mata. Requerimento nesse sentido foi apresentado nesta quarta-feira (30/11/11), em audiência pública da comissão no município de Manhumirim, que teve a finalidade de debater o assunto.
Convocada a requerimento do deputado Tiago Ulisses (PV), a reunião, realizada no Salão de Eventos da Escola Vertentes do Caparaó (Evec), no Centro de Manhumirim, foi presidida pelo deputado Adalclever Lopes (PMDB) e contou também com a participação do autor do requerimento, Tiago Ulisses; do 1º-vice-presidente da Assembleia, deputado José Henrique (PMDB); e do secretário de Estado de Esportes, Braulio Brás, entre outras autoridades locais, como prefeitos e vereadores.
Benefícios - O fomento à economia local, com facilidades para o escoamento da produção de café; o transporte de pacientes da comunidade para as cidades polo na área de saúde, como Muriaé; e o desenvolvimento do turismo regional são os principais benefícios pretendidos com a pavimentação dos 22 quilômetros de estrada. A medida é reivindicada há décadas por políticos, moradores e comerciantes da região.
Deputados estimulam iniciativa
O autor do requerimento, deputado Tiago Ulisses, destacou a importância econômica e turística da região e prometeu se esforçar, ao lado dos colegas, para levar adiante o projeto de pavimentação da obra e a sua inclusão no programa “Caminhos de Minas”, do Governo Estadual. Ele explicou que o programa visa integrar os municípios mineiros e sua produção agrícola, de forma a fomentar a economia do Estado.
O mesmo fez o 1º- vice-presidente da Assembleia, deputado José Henrique, ressaltando que a obra de pavimentação permitirá “o desafogar da BR-262”, além de gerar emprego e fomentar a economia. José Henrique também declarou-se surpreso com o sucesso da audiência, que lotou o auditório da Evec.
O presidente da comissão, deputado Adalclever Lopes, saudou a iniciativa da população e da Câmara Municipal de Manhumirim, desejando sucesso a todos. Já o secretário de Estado de Esporte, Braulio Brás, manifestou sua satisfação, louvando o empenho da sociedade civil organizada e da classe política em torno do projeto. Ele se disse convencido de que o Governo do Estado irá acolher a reivindicação e lembrou que, nos mais de 200 trechos do programa “Caminho de Minas”, 33 são da Zona da Mata.
Produção de café local chega a 560 mil sacas por ano
Antiga ligação da cidade com o Rio de Janeiro, a estrada tem grande importância para a comunidade local. Conforme explicou o presidente da Câmara de Manhumirim, Hélio Marcos Mendonça (PMDB), a pavimentação do trecho encurtaria a viagem entre Manhumirim e o município de Muriaé em cerca de 80 quilômetros, ida e volta. Além de facilitar o escoamento da produção agrícola do município, grande produtor de café, a pavimentação da estrada favoreceria ainda o turismo local, já que o município integra o circuito do Pico da Bandeira.
Segundo Daniel Guimarães Sathler, prefeito de Alto do Jequitibá, um dos municípios do entorno, o asfaltamento da estrada seria uma questão de justiça, como “retribuição aos produtores locais”, já que a região produziu, só este ano, 560 mil sacas de café, movimentando R$ 224 milhões de reais e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.
O coordenador regional do DER, Fernando Artur Dias, afimou que a iniciativa “é altamente louvável” e, parabenizando a população de Manhumirim, se disse à disposição para “integrar e ajudar nessa reivindicação tão nobre”.
Nascido e criado na cidade, o aposentado Elcyr Souza, de 74 anos, disse que desde os 15 anos aguarda a pavimentação do trecho de estrada. “É um sonho de todos os manhumirenses, agora estou acreditando que saia”, diz, esperançoso.
Outra reivindicação - Além da pavimentação da estrada que liga Manhumirim à BR-116, a comunidade local reivindica, também, o asfaltamento da cidade até o Rio Claro, na divisa com o Espírito Santo.
Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da ALMG