Foi empossado na última terça-feira,dia 03, os novos representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para um mandato de dois anos. Todos sabem que esse é um trabalho que exige dedicação e força de vontade, para que os bons frutos sejam colhidos, a partir de um estreito relacionamento das entidades que integram o Conselho.
A solenidade aconteceu na sede da Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social e, contou com a presença de todos os conselheiros, ex-presidente e da Secretária Municipal do Trabalho,Dra. Beatriz Prata.
Com a nova formação, acredita-se que estará sendo estabelecida uma política voltada para a defesa dos direitos da Criança e do Adolescente,que ainda está bastante fragilizada. A vontade dos conselheiros é a de efetiva tendência de mudança, para começar de fato,a conquistar a autonomia do Conselho e das mais diversas decisões sobre a vida e o destino de nossas crianças e adolescentes.
Por ser paritário, o conselho também estará trabalhando com a sociedade civil de forma organizada, para que todos possam cumprir seu papel, contribuindo para que as ações sejam efetivamente implementadas, para um somatório junto ao Poder Público na esperança de estar dando sua parcela de contribuição para a construção de um projeto onde todas as crianças e adolescentes sejam tratadas de forma mais humana.
Ao falar sobre o trabalho do conselho, a Secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Dra. Beatriz Prata destacou a importância da união. "É um desafio que o conselho tem pela frente. São vários pontos que precisamos atingir de maneira efetiva, para proporcionarmos o melhor para nossas crianças e adolescentes",reconhece a Secretária.
Segundo ela, haverá a necessidade de uma fonte de informação, para buscar meios capazes de avanços nas ações. A Secretária Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social,Dra.Beatriz Prata explica que a composição paritária do Conselho,Governo e Sociedade Civil, é um encontro importante e, tão melhor será o governo municipal entender que esta sintonia é o caminho para avançar em direção à superação das situações de desigualdade.
O presidente eleito do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Savele Xavier de Barros chega com experiência de trabalho prestado junto ao CAF(Centro de Apoio à Família), na Comunidade São Francisco de Assis.Segundo ele, pretende desenvolver um ciclo de trabalho conjunto voltado a atender as carências existentes, principalmente no que se refere à Criança e ao Adolescente. "Estarei reiterando de toda a situação, atuação do conselho e, a partir daí buscarei todo o entendimento com os demais conselheiros para um trabalho conjunto, onde o foco principal será a criança e o adolescente",acrescenta o novo presidente, Savele Xavier de Barros.
Ex- presidente lembrado
Ao referir-se ao ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Flávio Lacerda, a Secretária Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Dra. Beatriz Prata ressaltou a determinação e coragem para realizar o trabalho.
Ela conta que em 2009, o conselho estava desarticulado e através do trabalho sério e insistência foi possível reerguer o órgão, realizar encontros e continuar a caminhada para consolidar as ações. Outros conselheiros também reconheceram o esforço do ex-presidente Flávio Lacerda, que foi guerreiro em defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com