Uma rápida solenidade na tarde da última quarta-feira,dia 11, no Centro de Referência de Assistência Social ficará marcada para 24 pessoas, como sendo o início de uma nova trajetória na vida profissional. Através do Programa de Qualificação do Trabalhador (Governo Federal) e,o incentivo da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social foi possível desenvolver o projeto, para o aprimoramento na área de Secretariado e Administração do lar.
Durante um mês de curso, os alunos aprenderam etiqueta social, como devem comportar diante de outras pessoas, falar ao telefone e as boas maneiras que possibilitam à pessoa dinamizar, para atender as necessidades da empresa ou do local de trabalho.
Diante da demanda, a Secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Dra.Betriz Prata juntamente com a equipe do Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT), já selecionou os cursos de padeiro,bombeiro hidráulico e corte/costura industrial, por reconhecer que a conquista dos formandos e a alegria de cada um reveste de importância significativa para todos.
Os cursos são para multiplicar o conhecimento daqueles que querem ingressar no mercado de trabalho e fazerem a diferença. São realizados pelo Centro Educacional Israel (Escola Técnica),de Guaçuí-E.S. De acordo com a Secretária do Trabalho e do Desenvolvimento Social,Dra.Beatriz Prata a qualidade no aprendizado é o principal ponto, uma vez que a equipe trabalha em diversos municípios da região, realizando cursos em diversas áreas.
Entusiasmada com o desempenho dos formandos,Dra.Beatriz Prata ressalta que a demanda de mercado na atualidade aumentou sistematicamente. "Manhuaçu cresceu muito nos últimos tempos e, a cada momento se torna referência regional. Quem passa aqui, fica vislumbrado com o crescimento da cidade.Com isso,há a necessidade do aprimoramento dos profissionais, independentemente da área de atuação.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Apoio ao Trabalhador,Rogéria Sad Cortat, o conteúdo aplicado no curso de Secretariado e Administração do lar foi fundamental,para que as participantes pudessem despertar para a competitividade de mercado. "Todas ficaram maravilhadas com o curso, aprenderam e agora querem colocar em prática",comemora Rogéria Sad.
O retorno do SINE
Durante a entrega dos certificados aos formandos , a Secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social,Dra.Beatriz Prata disse que existe a possibilidade do retorno do SINE, que foi desativado há alguns anos. Segundo ela, há cerca de 15 dias recebeu um comunicado da Secretaria de Estado do Trabalho de Minas Gerais, manifestando sobre a implantação do Núcleo em Manhuaçu. "Acreditamos que em breve estaremos recebendo esse presente e, assim vamos estar integrando definitivamente o Sistema Nacional de Trabalho e Geração de Emprego e Renda. A reativação do Núcleo do SINE será uma grande conquista para todos nós",destaca Dra.Beatriz Prata.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com