Durante reunião ordinária da Câmara Municipal, na manhã de quinta-feira, 10, o Prefeito de Manhuaçu, Renato Cezar Von Rondow “Renato da Banca”, fez um balanço dos primeiros trinta dias à frente da prefeitura. Ele apresentou algumas falhas e erros encontrados no SAAE, SAMAL e Secretaria de Obras, citou as dificuldades por causa do temporal do final de dezembro e a ameaça de enchente no início do mês e falou sobre o bom andamento das demais secretarias. Renato ainda apresentou os novos secretários municipais, anunciou obras a serem realizadas e também explicou o reajuste salarial para funcionários da prefeitura.
“Primeiramente viemos trazer tranquilidade à população, reafirmar que estamos no cargo com todo direito e viemos mostrar o que encontramos de bom e o que precisa ser melhorado na Administração. Também expliquei as providências que tomamos nestes 30 dias de governo e mostrei o que pretendemos fazer à frente do governo municipal”, discursou Renato.
Renato Cezar Von Randow explicou que convidou os secretários Geraldo Dângelo (Administração), Luiz Prata (Saúde), Eduardo Portilho (Educação), Beatriz Prata (Trabalho e Desenvolvimento Social), Rodrigo Ambrósio (SAAE), Saulo Delano (Esporte) e Lino Costa e Silva (Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio). “Anunciamos os nomes dos secretários, sendo que os novos estão acostumados, pois são funcionários responsáveis e, acima de tudo, técnicos e profissionais. Temos certeza que vamos primar pela transparência, eficiência e competência na gestão municipal”, acrescentou o prefeito.
SAMAL
O prefeito de Manhuaçu disse que continua averiguando as denúncias em relação à autarquia e disse que foram encontrados dois caminhões de lixo quebrados, um caminhão encostado na cidade de Caputira e um caminhão prensa, parado no almoxarifado. Ele confirmou que a coleta de lixo recomeçou e está melhorando o acesso à usina de compostagem.
“Determinamos providências em relação ao SAMAL, exigimos providências do então diretor e, na falta de medidas suficientes, como a melhora da coleta de lixo da cidade, entendemos que era melhor a substituição”, detalhou.
SAAE
Durante o discurso, Renato também destacou a questão do SAAE. Contou que reuniu-se com o Diretor da autarquia, Rodrigo Ambrosio, e pediu o relatório detalhado do funcionamento e das providências adotadas depois das denúncias que estão sendo apuradas pelo Ministério Público e pela Câmara Municipal. Ele também nomeou outro advogado para a assessoria jurídica do SAAE. “Estamos cobrando respostas para passar essa autarquia a limpo. O SAAE tem bons funcionários e vamos eliminar os que não sabem lidar com o dinheiro público. Notamos também, nestes dias à frente da administração, a falta de água em quatro bairros. Descobrimos que estava havendo boicote na distribuição de água. Ligavam as bombas, mas os registros estavam fechados. Vamos atrás dos culpados por isto e tomaremos providências cabíveis. Esse boicote gerou prejuízos aos cofres públicos e, principalmente, prejudicaram a nossa população. Notamos também sucateamento, a falta de peças e equipamentos. Determinamos processo licitatório e vamos fazer o possível para acabar com os problemas. Também iremos realizar concurso público e plano de cargos e salários no SAAE em seis meses”, explicou o prefeito.
Educação
Renato também apresentou como está a situação na Secretaria Municipal de Educação. “Reunimos durante três dias com o Eduardo Portilho e ele nos apresentou todas as dificuldades. Ao invés de pequenas reformas iremos fazer grandes obras. Está autorizada a compra de materiais escolares, reforma de creches que estão em andamento e a aquisição de setenta computadores novos”, esclareceu.
Obras
Na Secretaria Municipal de Obras, o prefeito prima pela transparência nas ações. “Houve abertura de novas licitações para máquinas e caminhões, solo brita e saibro. Vou recomeçar o patrolamento das estradas nos distritos e queremos que os vereadores fiscalizem as obras”, contou.
Renato ainda explicou que determinou a abertura de sindicâncias e auditoria na Secretaria de Obras e no SAMAL. Também foi instaurado um procedimento para apurar as denúncias de irregularidades em máquinas, funcionários e pagamentos: “Determinamos ainda a suspensão de máquinas que estavam trabalhando horas a mais. Haverá auditoria em setores irregulares”.
Gestão
“Quero uma prefeitura para o povo”, iniciou a fala em relação à administração pública. “O contribuinte que vai buscar os serviços públicos tem que ser tratado como aquele que está trazendo os benefícios. Autorizamos a abertura de processos licitatórios para que a prefeitura não paralise. Vamos ainda modernizar a gestão com implantação de softwares de integração e o portal da transparência”, pontuou.
Saúde
Na Secretaria Municipal de Saúde, Renato confirmou que a encontrou muito bem organizada e com eficiência. Ele também reuniu-se com o secretário de Saúde Dr. Luiz Prata e garantiu a manutenção de projetos e programas importantes para o município.
Ao falar da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, o prefeito explicou que o setor avançou bastante, vai viabilizar projetos e autorizou a sequencia de ações, por exemplo, para capacitação de trabalhadores, geração de emprego e renda.
Na secretaria de Administração está tudo em ordem. “O secretário Geraldo Dangelo está nos auxiliando para formatar uma secretaria que vai dar muito o que falar para o bem num futuro muito próximo”, relatou.
Contatos e novas obras
Ao final do discurso, Renato da Banca afirmou que fez contatos com deputados e com o Governo do Estado de Minas Gerais, a fim de conseguir recursos para os projetos de Manhuaçu. “Na próxima semana vamos à Belo Horizonte para buscar a liberação dos recursos do Estado na Secretaria de Obras Públicas para finalizar as obras da quadra de Vilanova, dos calçamentos na cidade e dos muros de contenção, inclusive muro localizado atrás da APAE”, detalhou.
Em relação as obras, o prefeito anunciou e autorizou projetos de reformas das praças da Matriz e do Hospital César Leite. Melhorar o calçadão da Praça 5 de Novembro e a nova calçada ao lado esquerdo da Avenida Salime Nacif. Determinou a entrega de 20 mil bloquetes para continuar calçamento das ruas de Vilanova. Autorizou o término do playground da Praça Bom Pastor.
Reformas dos Correios de Dom Correa, Sacramento e São Pedro e operação tapa buracos nas ruas da cidade. Ele já definiu e irá fazer a reforma da rodoviária. Autorizou a reforma e construção de novas escolas e creches. Vai construir a creche da Petrina. Em 30 dias irá colocar o canil para funcionar. No máximo dois meses, irá terminar as obras do PSF Petrina/Sagrada Família e do CAPS Álcool e Drogas.
Reajuste salarial
Ao final, o prefeito anunciou reajuste salarial aos servidores da prefeitura. “Tivermos dificuldades na hora de elaborar o aumento. Temos orçamento para cumprir, mas há anseios e a necessidade é muito maior. Demos aumento de 14% para aqueles que recebem salário mínimo e 8.1%, em média, para os demais. O impacto será de mais de 300 mil reais”, concluiu o prefeito.
Providências
Renato Cezar Von Randow foi taxativo quanto a sua postura como Prefeito Municipal. “Em trinta dias, adotei as medidas que eram necessárias. Assumi de fato e de direito o cargo de prefeito e vou tomar as providências que a população espera. Queremos uma prefeitura eficiente, moderna e que seja voltada realmente para o bem estar da nossa sociedade. Manhuaçu tem que crescer, desenvolver projetos de vanguarda e enxergar mais longe, executando projetos estruturantes pensando no futuro”, finalizou.
Com informações da Assessoria de Imprensa