Moradores do Bom Pastor e Engenho da Serra observaram vários peixes mortos no trecho do rio Manhuaçu entre a ponte da Avenida Barão do Rio Branco e a Usina Nova Sinceridade, em Manhuaçu, nesta terça-feira. A falta de oxigênio e o calor são apontados como responsáveis pela mortandade de peixes.
Policiais do Grupamento de Meio Ambiente estiveram no local e verificaram que, além das várias espécies de peixes mortos, havia outros tentando buscar oxigênio junto ao espelho d’água.
Apesar do levantamento junto a população ribeirinha e empresas próximas ao local, aparentemente nenhum efluente foi lançado no rio. Policiais acreditam que a mortandade de peixes tenha sido causada pela baixa oxigenação da água, devido ao seu pouco volume e ao calor intenso.
Mau cheiro
Segundo Dona Dulcia Moraes, uma moradora do bairro Engenho da Serra, os peixes começaram a aparecer boioando nas águas do Rio Manhuaçu, no final da tarde de segunda, muitos ainda vivos, mas durante a terça-feira e manhã de quarta, a quantidade de peixes mortos aumentou bastante.
Ela explica ainda que começaram a morrer logo depois que o Samal iniciou a limpeza do mato às margens do rio no bairro Engenho da Serra. Agora o problema maior está sendo o mau cheiro, que invade as casas da população ribeirinha.
"Olha, não podemos nem almoçar em casa com um mau cheiro terrível desse. A prefeitura tem que tomar uma providência, nós não podemos ser deixados assim. O mau cheiro é muito forte. Da rua, a gente ja sente", completou a moradora.
Como não há indícios de que o fato foi criminoso, o assunto foi encaminhado ao Núcleo de Pesca e Biodiversidade do IEF.
Carlos Henrique Cruz - 17/10/07 - Jailton Pereira - Atualizado 16:20 - portalcaparao@gmail.com