Portal Caparaó - Comunidade da Soledade ganhará nova escola
Geral

Comunidade da Soledade ganhará nova escola

26/01/2012 - Atualizado em 26/01/2012 18h06

Há mais de um ano, moradores da comunidade de Soledade, próximo ao Distrito de São Sebastião do Sacramento, reivindicavam a reforma da Escola Municipal Antônio Francisco de Oliveira. O pedido dos moradores chegou ao Prefeito de Manhuaçu, Renato Cezar Von Randow “Renato da Banca”, por meio do Secretário Municipal de Educação, Eduardo Portilho e na noite de terça-feira, 24, a comunidade reuniu-se e recebeu o anúncio que todos queriam ouvir.

Juntamente com o Engenheiro Murilo Vagner, Renato da Banca, acompanhado também do Presidente da Câmara de Vereadores, Jorge do Ibéria; do Secretário de Obras, Francisco Antônio Nunes; dos Vereadores Juarez Eloi, Zé Rulinha e Chico do Juquinha, mostrou o projeto arquitetônico da reforma e ampliação da instituição educacional.

“É um momento histórico para mim e para a comunidade. É uma reivindicação antiga que sabíamos por meio do Vereador Chico do Juquinha. Quando nós deparamos com o projeto de reforma e ampliação da escola, nós demos prioridade naquilo que achamos realmente justo. Quando vimos o estado lamentável do local, tivemos a consciência de priorizarmos a obra”, explicou o prefeito.

Além disto, Renato também noticiou a compra de dez novos computadores e aquisição de novos móveis. “Numa comunidade tão ativa e participativa não poderíamos deixar de trazer nossa experiência. Fizemos um desafio ao secretário de educação de mobiliar toda escola com móveis novos e também disponibilizar os computadores para a sala de informática, pois só tinha o nome, já que não existia um computador no local”, acrescentou.

A fala do prefeito comoveu todas as quase 200 pessoas que participavam do encontro. Para a porta voz da comunidade, Noêmia de Fátima, foi um momento histórico. “O que aconteceu hoje é resultado de uma luta a mais de ano. Temos uma comissão de pais da escola que tem se mobilizado participando de várias reuniões com o secretário de educação, sendo que algumas não tiveram resultado positivo e agora parece que vai dar certo. Atualmente a escola está em situação precária, prejudicando os alunos. Mas quero deixar claro que esta é a primeira vez que um prefeito vem a esta comunidade e reúne-se com os moradores para poder conversar e a apresentar um projeto”, salientou.

A apresentação do projeto foi feita pelo Engenheiro da Prefeitura, Murilo Vagner, que explicou passo a passo da reforma e detalhou como ficará cada cômodo da escola. No total, serão gastos 260 mil reais e após a licitação, a obra começa com previsão de término em 90 dias.

O Secretário de Educação, Eduardo Portilho, falou sobre a importância da obra. “É uma reivindicação que partiu da comunidade e agora houve a autorização, apresentamos o projeto e segue para licitação. Será um grande ganho para a comunidade escolar. A escola não está totalmente abandonada, caso não fosse fazer a reforma, faríamos algumas adaptações, mas como a prefeitura tem condições, será feita a reforma completa, pois a comunidade merece e o número de alunos é grande”, contou.

Para o Presidente da Associação Comunitária de Soledade, Jandir de Souza Lopes Júnior, a meta dos moradores será alcançada com a ajuda do prefeito. “Isto é uma conquista. Nunca um prefeito veio a esta comunidade e desta vez, pelo empenho demonstrado, vamos conseguir nosso objetivo. Há mais de um ano estamos tentando essa reforma e parece que desta vez vai dar certo”, ressaltou.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Jorge do Ibéria, disse estar satisfeito com empenho de todos. “Estou muito feliz em participar deste momento junto com o prefeito, secretários e os moradores. Essa visita é muito importante porque vemos de perto como está a atual situação da escola e em poucos meses vamos ter um local de qualidade, melhorando a educação dos alunos locais”, falou.

O líder comunitário, Darci de Souza, também mostrou-se satisfeito com a notícia. “Senti muita confiança no prefeito e na equipe dele durante a apresentação do projeto. Confio que essa obra seja concluída do jeito que foi planejada. Estamos muito felizes com essa reunião”, alegrou-se.

O Vereador Francisco de Assis “Chico do Juquinha” agradeceu ao prefeito por atender a necessidade dos moradores. “A escola estava em estado crítico e tivemos a felicidade em participar das reuniões e buscar a ajuda com apoio do Prefeito Renato e o secretário de educação. Fico feliz em ver uma comunidade organizada e notar que colhemos frutos positivos”, finalizou.

Assessoria de Imprensa PMM - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.