Para oferecer total segurança aos alunos e tranqüilidade aos pais, o Setor de Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu, realizou no dia 22 a vistoria geral em todos os veículos terceirizados, que prestam serviço ao município. Toda a inspeção foi acompanhada pelos motoristas e responsáveis pelas empresas contratadas, além de um engenheiro mecânico especializado.
A decisão em realizar a vistoria em toda a frota terceirizada, é para que os estudantes que utilizam o transporte escolar tenham garantida a segurança necessária durante a viagem e, alívio para os familiares.
Hoje, são aproximadamente 50 veículos entre ônibus, microônibus e vans que circulam pelos distritos e área rural do município de Manhuaçu. Segundo o coordenador do transporte escolar do município, pastor Enos Vieira Sant’ana a revisão nos veículos fortalece ainda mais o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com aqueles que utilizam o serviço do transporte escolar. Outra exigência do setor é quanto à conservação dos carros, o comprometimento de cada motorista e a segurança oferecida. Há também como requisito para a prestação do serviço, que os veículos ofereçam comodidade aos alunos.
Pastor Enos Vieira conta que é a primeira vez que acontece esse tipo de ação, no sentido de conferir a condição dos veículos para iniciar as atividades em fevereiro.“É uma preocupação da Secretaria Municipal de Educação, através do professor Eduardo Portilho, que a segurança esteja em primeiro plano. Por isso, convocamos a todos para a realização da revisão geral e, aquele que não estiver em perfeitas condições será impedido de trabalhar no transporte escolar”,detalha o coordenador do setor.
O engenheiro mecânico, Manoel Guzela explica que em todos os quesitos avaliados (parte mecânica, estado de conservação, kit segurança) foram positivamente preenchidos. Durante a revisão geral dos veículos, o engenheiro elogiou o avanço dos proprietários em estarem buscando investimento, para garantir que os carros estejam em bom estado de conservação. “Do que avaliamos de maneira bastante criteriosa, é possível afirmar que a frota que presta serviço ao município no transporte escolar garante segurança, comodidade e perfeita condição. Isso traz tranqüilidade e, esperamos que eles continuem fazendo a manutenção dos veículos, no sentido de atenderem as exigências legais da Secretaria Municipal de Educação”, destaca o engenheiro mecânico.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com