O Cartório de Registros de Imóveis de Manhuaçu está funcionando em um novo endereço. A alteração de local foi realizada visando mais acessibilidade aos serviços e melhores as condições de trabalho dos funcionários e ao público. Além da mudança na estrutura física, o cartório está trabalhando para agilizar a entrega dos pedidos através da informatização e digitalização dos arquivos.
O interventor José Magalhães Júnior de Lacerda explica que a mudança de endereço para a Rua Monsenhor Gonzalez (próximo a Energisa) foi motivada pela acessibilidade e espaço. “No antigo local, não havia condições de acesso para portadores de deficiência. Também identificamos algumas goteiras e a dificuldade de espaço para os usuários e para os funcionários. Vemos que os nossos colaboradores agora estão até produzindo mais. Ganhamos condições de trabalho, melhor ventilação e espaço e oferecemos mais conforto e segurança para os usuários”, afirma.
INFORMATIZAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO
Desde agosto, quando assumiu o Cartório de Registro de Imóveis por determinação da Justiça, José Magalhães investiu na modernização e organização do local.
Durante os últimos dez dias, uma empresa especializada fez digitalização de todos os arquivos do cartório. São livros e documentos desde 1896 que foram digitalizados e indexados. Ao todo, calcula-se que cem mil folhas foram arquivadas em meio digital.
A empresa vai entregar todos os dados em dois arquivos digitais, além de manter uma cópia de segurança num serviço especializado de proteção de dados.
José Magalhães explica que mesmo sem a informatização, o Cartório já consegue prestar um serviço melhor à população. “Estamos entregando hoje certidão de inteiro teor imediatamente após o pedido. Cédulas estamos cumprindo o prazo rigoroso da lei de três dias. Os registros temos trinta dias, mas não estamos gastando isso.
Com o processo de digitalização e a informatização, acredito que todos os registros serão entregues em até dez dias”, afirma.
O interventor destaca que agora os documentos do cartório estão acessíveis e protegidos. “Não podemos nem pensar em acontecer um incêndio, mas reconhecemos que isso pode acontecer. Imagine se houver um problema desses e liquidar todos os arquivos do cartório. Agora temos tudo protegido em HDs (discos rígidos) e num banco de dados de alta segurança”, detalha.
Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com