O Diretor do BNDES Guilherme Lacerda (E) com o Governador do Espírito Santo Renato Casagrande. |
A presidente Dilma Rousseff nomeou o manhuaçuense Guilherme Narciso de Lacerda para o cargo de diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele presidiu a Fundação dos Economiários Federais (Funcef) durante os últimos nove anos.
Lacerda vai administrar a área de Infraestrutura Social, Meio Ambiente, Agropecuária e Inclusão Social do banco, na vaga deixada por Elvio Lima Gaspar.
Ele também integrou o grupo de economistas que preparou o Plano de Governo do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, nas campanhas eleitorais de 1989 e 1994 e em 2002 foi o coordenador geral da campanha de Lula, no Espírito Santo.
CURRÍCULO
Guilherme Narciso de Lacerda, nasceu em 1954 em Manhuaçu e morou durante vários anos na cidade até que se mudou para o Espírito Santo e formou-se em Economia pela UFES, em agosto de 1979. É Mestre em Economia pela USP e Doutor em Economia pela Unicamp, com especialização em Administração Universitária.
Foi aprovado em primeiro lugar no concurso da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, como professor da Faculdade de Economia, no período de 1982 a 1994. Em 1995, transferiu-se para o Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente encontra-se aposentado da Universidade.
Nos anos de 1990 e 1991 foi pesquisador visitante da Faculdade de Economia do Porto, Portugal e do Instituto Universitário Europeu em Firenze, Itália. Como professor universitário foi responsável pela orientação de dezenas de monografias e dissertações de mestrado; foi Coordenador do curso e de pesquisa na UFJF e participou de bancas de exames de Mestrado e Doutorado na UFRJ, FGV-Rio e Unicamp, dentre outras. Foi consultor do MEC e avaliou cursos de graduação em Economia.
Guilherme Lacerda com o Presidente da Aciam Toninho Gama e os vice-presidentes André Farrath e Moisés Pêsso |
Desenvolveu pesquisas sobre aspectos setoriais e macroeconômicos da economia brasileira. Apresentou trabalhos em seminários nacionais e internacionais. Foi membro de missões empresariais e de comitivas oficiais de governo em viagens internacionais.
A convite da Comunidade Econômica Européia visitou o Parlamento Europeu, o Banco Europeu de Investimentos e diversas Unidades sediadas em Bruxelas e Roma.
Já publicou dezenas de artigos na imprensa brasileira e em periódicos especializados. Em 2005 lançou como um dos organizadores, o livro “Ferrovia – Um projeto para o Brasil”. Ed. Contexto Jornalismo & Assessoria, SP, 2005.
Em 1988, foi o vencedor do 1º Prêmio Brasil de Economia promovido pelo Conselho Federal de Economia e pelo Banco do Brasil, com monografia elaborada sobre tema “desenvolvimento nacional”.
Ao longo de sua vida acadêmica e profissional atuou ativamente nas representações sindicais. Na graduação foi representante de curso no Departamento de Economia da UFES e, posteriormente, membro do Diretório Acadêmico em sua primeira gestão, pós-reabertura. Foi Tesoureiro Geral da FUEC – Federação Universitária de Esporte Capixaba. Como professor universitário foi secretário-geral, vice-presidente e presidente interino da APES-JF - Associação de Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora e também delegado sindical junto a ANDES.
Foi delegado sindical titular no Congresso Nacional de Fundação da CUT (São Bernardo do Campo, Agosto/1984). Foi membro titular dos Conselhos Regionais de Economia do ES -17ª e de MG da 10ª Região. É filiado ao Partido dos Trabalhadores - PT desde 1983.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Sua experiência profissional é diversificada e inclui atividades como funcionário na iniciativa privada (empresa do ramo de comércio exportador de café); bancário (Banco do Brasil, durante 8 anos); consultor de empresas e de Instituições como a FAPEMIG e de programas do IPEA/Banco Mundial. Atuou como assessor econômico na Câmara dos Deputados (Liderança do PT) em 1991.
Foi secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio da Prefeitura de Belo Horizonte (1993/1994), Diretor de Operações do BANDES - Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo S. A (1995/1998) e Secretário de Planejamento do Estado do Espírito Santo (1998).
Atuou como consultor de empresas, elaborando projetos econômicos, de reestruturação de empresas e diagnósticos setoriais. Foi conselheiro efetivo do Conselho de Administração do SESCOOP/ES – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo-Seção ES.
Nas campanhas eleitorais de 1989 e 1994 integrou o grupo de economistas que preparou o Plano de Governo do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2002 foi o coordenador geral da Campanha de Lula à Presidência da República no Espírito Santo.
Foi Secretário Municipal de Finanças da Prefeitura de Vila Velha (2000/2003).
Foi Presidente do Conselho de Administração da Brasil Ferrovias, no triênio 2003/2006 e coordenou sua reestruturação até a sua integração à ALL em 2006. É membro do Conselho de Administração da ALL - AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA DO BRASIL.
Desde março de 2003, ocupava o cargo de Diretor-Presidente da Fundação dos Economiários Federais – FUNCEF.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com