Portal Caparaó - Paralisação de serviços de obstetrícia é discutida em BH
Geral

Paralisação de serviços de obstetrícia é discutida em BH

23/02/2012 - Atualizado em 23/02/2012 11h13

Conselheiros de saúde de Manhuaçu estiveram em Belo Horizonte, na última semana, para reunião organizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), para tratar da Emenda 29, aprovada pelo Congresso Nacional depois de anos aguardando a boa vontade dos políticos.

A emenda 29 regula os investimentos que devem ser feitos por Município, Estado e União na área da saúde. Outro tema abordado foi a proposta orçamentária do Estado, além da possível paralisação dos médicos plantonistas que atendem pacientes do SUS no setor de obstetrícia.

PARALISAÇÃO DOS SERVIÇOS DE OBSTETRÍCIA

Em Belo Horizonte, os conselheiros de Manhuaçu colocaram em questão a comunicação dos obstetras do Hospital César Leite, enviada ao Conselho de Saúde informando que a partir do dia 4 de março o atendimento aos usuários do SUS será paralisado e o serviço colocado à disposição do hospital. Os médicos alegam que um acordo firmado no ano passado para equiparação dos valores pagos aos demais plantonistas não está sendo cumprido.

Os conselheiros de saúde levaram ao conhecimento do Secretário de Estado de Saúde a situação vivenciada em Manhuaçu e quais os caminhos que devem ser seguidos para que não haja prejuízos para a população.

Conforme o secretário Antônio Jorge de Souza Marques, caso haja paralisação dos serviços de atendimento aos usuários do SUS, será formalizada uma denúncia junto ao Ministério Público, solicitando a interrupção dos serviços, tanto particular quanto os prestados a convênios.

Para o secretário, os equipamentos que estão no Hospital César Leite são do SUS e já que não serão utilizados para atender aos usuários do Sistema Único de Saúde, também não devem ficar à disposição dos médicos para atender outros pacientes. 

SECRETÁRIO RECEBERÁ MANHUAÇU

Para discutir a possível paralisação dos médicos plantonistas do setor de obstetrícia e outros assuntos de interesse da saúde pública de Manhuaçu, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nelson de Abreu, agendou reunião diretamente com o Secretário de Estado de Saúde, Dr. Antônio Jorge de Souza Marques, em Belo Horizonte, com as presenças do Secretário de Saúde de Manhuaçu, Dr. Luiz Prata, Conselho Estadual de Saúde e o provedor do Hospital César Leite. A reunião está agendada para o início de março.

Luiz Nascimento

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.