Portal Caparaó - Prefeito de Ipanema pode ser o novo presidente do CBH Águas do Manhuaçu
Agronégocios

Prefeito de Ipanema pode ser o novo presidente do CBH Águas do Manhuaçu

24/10/2007 - Atualizado em 26/10/2007 15h31

 

O prefeito de Ipanema Jairo Coelho é um dos nomes cotados para a presidência do Comitê de Bacia Hidrográfica Águas do Manhuaçu, para o mandato 2008/2009.  Uma grande mobilização surgiu durante encontro em setembro, em Ipanema, com a presença da representante do IGAM, Valdete de Souza. Ela solicitou o envolvimento de prefeitos e lideranças para discutir uma política voltada para a preservação do meio ambiente e proteção das nascentes.

Visivelmente insatisfeitos e sem acesso aos trabalhos do CBH, os municípios do médio e do baixo rio Manhuaçu estão organizando um grupo forte para a eleição. O Prefeito de Mutum, Teófilo Antônio Soares, destacou que o objetivo do grupo, que está participando das reuniões, é a preservação do meio ambiente e a recuperação dos rios. “Não adiantará recuperar os Rios Manhuaçu e Doce sem antes cuidar dos afluentes. De onde são carreados os dejetos que causam a poluição. A principal meta para a nova diretoria será apresentar resultados para os municípios participantes da Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu”, afirmou.

Questionado sobre a falta de participação dos municípios da região de Mutum e Ipanema na CBH, Totim disse que há uma falta de contato entre a atual diretoria e os prefeitos das cidades ao entorno. “Eu acho que esta diretoria ficou ausente, acredito que faltou mobilização para com os municípios. Nossa intenção agora é formar uma chapa que envolva o órgão junto aos municípios para que possa prestar o serviço que todos os municípios querem e tanto merecem”, salientou.

15 MUNICÍPIOS

O Prefeito de São José do Mantimento, Hélio Márcio Gomes, também comentou a reunião e avaliou de forma positiva a participação expressiva de prefeitos e representantes de 15 cidades que compõe a CBH. Helinho ressaltou que surgiu o nome do Prefeito de Ipanema, Dr. Jairo de Souza Coelho, para compor uma das possíveis chapas que vão concorrer à eleição da próxima diretoria, por estar engajado no processo de melhoria para a CBH.

Helinho disse esperar que a próxima diretoria fosse mais decisiva e que tenha mais participação nas discussões sobre preservação do meio ambiente. “Tendo força de vontade e com a união de todos os prefeitos e autoridades evolvida no CBH, haverá projetos e recursos para atender a demanda na busca de melhoria para proteção das nascentes e do meio ambiente”, declarou.

O prefeito de Ipanema Dr. Jairo de Souza Coelho afirma que a preocupação maior é a mobilização dos municípios em favor de um novo comitê com um interesse único: canalização de recursos para todos os municípios da região ao qual pertencem a Bacia, e de certa forma atenuando o impacto ambiental, que vem castigando há décadas toda Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu.

Cauteloso, Dr. Jairo Coelho destacou que já tem um histórico de trabalho em favor do CBH Águas do Manhuaçu. Ele preferiu não comentar a diretoria atual. “Ipanema pertenciae à Bacia Hidrográfica de Caratinga e, em uma reunião memorável em Belo Horizonte, conseguimos desmembrar a bacia de Manhuaçu e a de Caratinga. Foi muito interessante, pois houve reuniões em inúmeras cidades, ficou tudo documentado, depois houve a expedição e nós sempre participamos. O que está em jogo é o futuro do meio ambiente e ecológico de toda uma região, por isso que devemos trabalhar por um mandato participativo e que envolva toda a bacia do Rio Manhuaçu”, afirmou.

Começou o credenciamento dos órgãos que poderão fazer parte do CBH e terão direito a voto. A próxima reunião da CBH Rio Manhuaçu esta marcada para o dia 06 de novembro na cidade de Lajinha. A expectativa é de que um número ainda maior de pessoas participe do próximo encontro.

Antônio José - 23/10/07 - 08:33 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.