Depois do período chuvoso, que teve todo um trabalho direcionado com muita determinação, a coordenadora da Defesa Civil de Manhuaçu,Vininha Nacif e o engenheiro Silviomar Rezende divulgaram dados relevantes, sobre o período chuvoso que é considerado até abril. As cheias do rio Manhuaçu desalojaram aproximadamente 300 famílias, que tiveram sair de suas residências e quatro perderam casa, móveis e roupas.
De acordo com a equipe da COMDEC, houve elevada incidência de deslizamentos de encostas, atingindo diversos bairros e distritos. Os Bairros Lajinha, Engenho da Serra, Santa Terezinha e Matinha tiveram consideráveis registros de ocorrências.
A Defesa Civil trabalha o lado preventivo, realiza vistorias durante todo o ano principalmente em residências e muros que ameaçam cair. No ano passado, muitos locais foram fiscalizados pela equipe da COMDEC e, moradores orientados quanto à situação na área de risco.
Para amenizar o sofrimento de muitas famílias, a COMDEC conta com a parceria da Polícia Militar para arrecadar doações. Recentemente, o Serviço Social do Comércio (SESC) de Belo Horizonte encaminhou à COMDEC uma doação de sacos de feijão, para que seja feita a distribuição a entidades assistenciais, que fazem acompanhamento de famílias menos favorecidas. “Estamos sempre buscando parceria com diversas entidades, em especial com a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, que também encaminha doações de acordo com a demanda”,relata Vininha Nacif.
Durante a visita à COMDEC, o prefeito Renato Cesar Von Rondow “Renato da Banca”, avaliou positivamente as doações e o trabalho desenvolvido pela equipe. O prefeito também reafirmou o espírito solidário do povo mineiro, principalmente do povo manhuaçuense.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com