Mais de 600 mil adolescentes de Minas Gerais já passaram pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar. A meta agora é ampliar o atendimento e o 11º Batalhão de Polícia Militar já iniciou as atividades em mais uma cidade de sua área. Desde o dia 9, Abre Campo recebe as instruções do programa em quatro turmas.
Implantado desde 1988, o programa orienta alunos da 4ª e 6ª séries do ensino fundamental contra o uso de drogas, ações de vandalismo e a formação de gangues. Na cidade de Abre Campo, o projeto começa com quatro turmas da 4ª série, 110 alunos da rede estadual, das escolas estaduais Dr. José Grossi e João Bosco. As escolas estão sendo atendidas pelo Cabo Hudson, instrutor do Proerd do 11º BPM.
O coordenador Tenente Márcio Roberto de Souza vê com muito otimismo o crescimento e interesse das escolas pelo Proerd, tendo em vista as pesquisas feitas no mundo inteiro, por órgãos de renome, que comprovaram a eficiência do programa ao constatarem as reduções da violência e do uso indevido de drogas entre os jovens. “Os valores éticos, morais e sociais trabalhados durante o curso, em conjunto – Família, Escola e Polícia Militar, proporcionam aos alunos melhores condições para dizerem não às drogas e à violência”, afirma o militar.
EDUCAÇÃO COMO PREVENÇÃO
Para aplicar o programa, a PM mantém militares-instrutores em escolas, com a finalidade de reduzir outros problemas ligados à segurança pública. O trabalho envolve a Polícia Militar, a família e a escola. O Proerd também ensina noções de cidadania aos estudantes, mantendo-os longe do tráfico e do traficante, além de ensiná-los a desenvolverem técnicas eficazes de resistência e combate à violência e à criminalidade.
“Os projetos sociais são uma das mais importantes atividades de prevenção desenvolvida pela PM. Eles envolvem policiais militares e os aproximam da comunidade, que é nossa principal parceira e alvo de todo o nosso empenho”, enfatiza o coordenador.
O Proerd é a versão brasileira do programa Drug Abuse Resistence Education (Dare), implantado inicialmente nos Estados Unidos e desenvolvido em mais de 40 países. A iniciativa é considerada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) como um dos maiores programas de prevenção ao uso das drogas e contra a violência do mundo.
São 17 lições ministradas por militares previamente capacitados para desenvolver as atividades em sala de aula com os estudantes. De acordo com o planejamento elaborado pelos organizadores do Proerd, o policial militar comparece à escola uma vez por semana, acompanhado do professor da turma. Em cada encontro com os estudantes, ele apresenta uma novidade visando estabelecer uma relação de confiança entre o policial e o aluno. Todo o material apresentado está numa cartilha em lições.
Carlos Henrique Cruz - 18/03/07 - 12:01