É impossível não comparar. O prefeito de Manhuaçu, Renato Cezar Von Randow, protagonizou nesta quarta-feira, 04, o dia do fico municipal. Em reunião com a presença de vereadores, secretários municipais e amigos, ele anunciou a decisão de permanecer no cargo e sua intenção de se candidatar a prefeito de Manhuaçu. O argumento para a permanência é justamente o desejo de manter a governabilidade e estabilidade política do município.
Pela lei de inelegibilidade, o presidente da Câmara que ocupar, mesmo que interinamente, o cargo de prefeito durante os seis meses que antecedem a eleição, não poderá se candidatar a vereador. Renato Cezar Von Randow teve seu dia do fico: anunciou que abre mão de uma candidatura para a reeleição na Câmara em favor do interesse maior na cidade: “Na minha vida, eu aprendi que na política devemos seguir nossos ideais, e não as conveniências de momento. Seria muito fácil, eu largar tudo e voltar para minha condição de vereador. Depois quase quatro meses à frente da Prefeitura de Manhuaçu sei que estamos fazendo um bom trabalho. Temos uma equipe unida, competente e não tenho nenhuma preocupação em estar mudando. Devemos, na política, se quisermos ter ganho de qualidade, diminuir os personalismos e trabalhar em cima de princípios e de projetos. É isso o que decidi fazer. Tenho projetos arrojados para Manhuaçu e tenho confiança que posso executá-los. Minha decisão não é uma questão de ego ou de interesse pessoal. É uma decisão pelo bem do município”, anunciou.
GOVERNABILIDADE
Von Randow argumentou que conversou com familiares e se encontrou com lideranças para tomar sua decisão final. Naturalmente, ele tem o desejo se candidatar à prefeitura e vai buscar alianças para formar um grupo para a disputa. A definição de nomes acontece no início de julho, após as convenções partidárias.
A disputa pela Câmara Municipal seria mais fácil, já que haverá 15 vagas em 2013. Mesmo assim, ele confirma o projeto de cumprir a determinação judicial: “Desde o primeiro dia que assumi a prefeitura, não fiz estardalhaço ou críticas negativas a quem quer que seja. Eu me preocupei com a governabilidade. Manter a cidade em ordem. Evitei que tivéssemos aquela instabilidade que vivemos no passado. Se eu saísse, estaria fugindo do meu compromisso. Se fizesse isso, lançaria Manhuaçu numa tormenta gigante por conta da confusão que poderia vir”, afirmou.
Em tom de campanha, Renato Cezar afirma que enfrentou enormes desafios desde o dia que foi determinado que assumisse a prefeitura. “Tive que tomar decisões importantes e não tenho medo das responsabilidades do cargo. Eu sei que tenho condições de administrar essa cidade, mas preciso de tempo para fazer tudo o que é necessário. Não sei se ficarei uma semana ou mais, contudo já decidi que me lanço como uma opção para a convenção partidária”, afirma.
Antes de finalizar, Renato Cezar agradeceu a Deus, aos familiares, vereadores, secretários e funcionários municipais pela colaboração nos quase quatro meses em que dirige a prefeitura municipal.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com