A notícia é boa. Manhuaçu vence mais um verão (2011-2012) sem epidemia de Dengue, doença que vem sendo combatida através de uma grande campanha realizada pela Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal. O trabalho de conscientização e as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão estão atingindo níveis muito bons.
Conforme o resultado do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado na quinta-feira, 29/03, o município está com índice satisfatório de 0,8% (baixo risco), abaixo do estabelecido pelo Ministério da Saúde que é de 1%, com um total de 12 focos contra 27 do mesmo período do ano passado. Mas a Secretaria de Saúde alerta: se antes os focos estavam localizados nas casas, atualmente, eles se concentram mais nos canteiros da construção civil, setor em grande expansão na cidade.
CONSTRUÇÃO CIVIL REGISTRA 50% DOS FOCOS
De acordo com resultado do LIRAa, os principais criadouros de Aedes aegypti de Manhuaçu estão concentrados nos canteiros das obras de construção civil, que estão em todos os bairros da cidade. Estes locais responderam por 50% dos focos que, foram encontrados em depósitos móveis (utensílios de obras). A preocupação com o setor é grande e para levar mais informações aos responsáveis, a Secretaria de Saúde fará visitas às obras e reuniões com os operários.
“Nossa população se conscientizou e tem cuidado melhor de suas casas, agora, é o momento de contarmos também com a participação dos trabalhadores e empresários do setor da construção civil, diz Emilce Estanislau, coordenadora do Setor de Vigilância Ambiental. Os focos encontrados pelo LIRAa nos chamados depósitos elevados (caixas d’água), chegou a 16,73% e nos depósitos definidos como fixos (lajes, calhas, ralos, etc.), ficaram em 16,7%.
FOCOS DE AEDES NOS BAIRROS
A cidade é dividida em 3 grandes áreas (estratos) para se realizar o LIRAa. Desta forma consegue-se verificar o índice de infestação bairro a bairro. No Estrato 1 foram localizados focos em caixa d’água nos bairros São Jorge e Nossa Senhora Aparecida e em inservíveis no São Vicente e pneus no Alfa Sul; no Estrato 2 os focos foram encontrados em pneus no Centro e em potes de sorvete no bairro Todos os Santos; no Estrato 3 os focos estavam em lajes do bairro Bom Pastor, em bueiro no Pinheiro, em lona plástica e caixa de isopor no Engenho da Serra. Ao todo foram vistoriados 1440 imóveis.
ALERTA CONTINUA
Os resultados apresentados são dignos de comemoração, no entanto, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, deve ser combatido todos os dias. Manhuaçu está nesta condição de controle porque houve a intensificação das ações por parte da Secretaria de Saúde e da Prefeitura com a participação ativa de todos. Que continue assim para continuarmos tendo um município praticamente sem Dengue, afirma a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, que acrescenta: com a chuva dos últimos dias de março tem muita água parada, portanto, é aconselhável verificar como está nos arredores de nossa casa e nos canteiros de obras.
Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com