Uma idéia inovadora e aceitação de todos os alunos da Escola Estadual Monsenhor Gonzalez (vespertino), que quinzenalmente recebem o café da manhã acompanhado com biscoito. A iniciativa da direção do educandário agradou a todos os alunos. Após participarem da execução do Hino Nacional, dirigem ao refeitório para receberem o café que ajuda a despertá-los, para iniciar as atividades em sala de aula. A medida também os estimula, a estarem mais animados a não faltarem às aulas.
Para a diretora da Escola Estadual Monsenhor Gonzalez, Márcia Vitor Moreira, depois que passou a adotar o café antes do início das atividades, o rendimento dos alunos tem melhorado significativamente. “A gente percebe que eles ficam mais atentos aos acontecimentos em sala de aula, participativos e ainda possibilita que entendam a importância da alimentação saudável no dia a dia”, salienta a diretora.
Estudos científicos comprovaram que o café faz bem à saúde. Seu consumo moderado pode prevenir diversas doenças, devido as suas substâncias saudáveis como potássio, zinco, ferro e magnésio. Somado a isso, a bebida ainda melhora a concentração, a memória e o aprendizado escolar.
Os alunos também reconhecem como fundamental a mudança de hábito, nas primeiras horas do dia estar tomando o café.
Partindo da premissa que a educação alimentar começa na infância, acredita-se que a iniciativa da direção da escola está no caminho certo e, que o projeto seja uma ferramenta eficiente para resgatar os costumes saudáveis de consumo do café.
Já é possível perceber que os alunos aprovaram a idéia e, depois que passaram a tomar o café houve melhora nos estudos, para conseguirem as melhores notas.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com