Portal Caparaó - Hospital César Leite inaugura Serviço de Hemodinâmica
Geral

Hospital César Leite inaugura Serviço de Hemodinâmica

13/04/2012 - Atualizado em 13/04/2012 09h19

O Serviço de Hemodinâmica do Hospital César Leite foi inaugurado na manhã desta sexta-feira como um dos mais modernos do Estado. A cerimônia teve a presença do Secretário de Estado de Saúde, Dr. Antônio Jorge, o vice-provedor Fernando José de Lima, o Prefeito de Manhuaçu Renato Cezar Von Randow e os familiares do Conselheiro Oscar Soares Vargas, homenageado na ocasião.

A partir de agora, o Hospital César Leite está preparado para a realização dos diagnósticos na área cardiológica que antes demandavam custos elevados e riscos em deslocamentos com pacientes para cidades como Ponte Nova e Belo Horizonte.

Segundo o vice-provedor, Fernando José de Lima, que representou o Provedor Sebastião Onofre Carvalho, “a Unidade Hemodinâmica está estruturada com aparelhos de última geração e especialistas de alto nível, o que permite a realização de tratamentos de alta complexidade em Manhuaçu”.

Os exames serão realizados com todo o conforto para o paciente, que conta com toda a estrutura do Hospital César Leite à disposição. Dentre os exames cardiológicos, a Unidade Hemodinâmica realiza cateterismos, angioplastias, arteriografia, e outros.

EQUIPE EXPERIENTE

Além dos médicos de Manhuaçu que são parceiros do Hospital César Leite, uma equipe experiente assumiu os serviços de hemodinâmica na cidade. A unidade é coordenada pelo cardiologista Dr. Walter Pinto Júnior e tem a experiência da mesma equipe que atua no Hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte.

Os médicos hemodinamicistas Dr. Roberto José de Queiroz Crepaldi, Dr. Mauro Isolani Pena, Dr. Eduardo Cardoso Lima, Dr. René Alcântara Miranda e Dr. Alexandre Jackson Von Sperling de Vasconcelos é que ficarão diretamente responsáveis pelos exames.

Já a equipe que irá trabalhar diretamente com o aparelho e nos atendimentos especializados na área passou por capacitação e está pronta para o novo serviço.

“São profissionais experientes com vários anos de trabalho na área e que chega para somar com o excelente trabalho dos médicos de Manhuaçu e região. Teremos um novo serviço que vai auxiliar na promoção da saúde da população”, afirma o vice-provedor Fernando José de Lima.

Para o Secretário de Estado de Saúde, Dr. Antônio Jorge, o Serviço de Hemodinâmica é um dos avanços que a região tem que comemorar muito. “Estamos muito orgulhosos e felizes por mais essa conquista de modernização e expansão do Hospital César Leite. A diretoria vem priorizando sempre tornar esta casa um referencial de qualidade no diagnóstico e tratamento em toda a região”.

HOMENAGEM ESPECIAL

Inúmeras autoridades, membros da diretoria, funcionários, médicos e conselheiros marcaram presença na solenidade de inauguração, mas a data foi mais especial para prestar também uma homenagem. A diretoria do Hospital César Leite denominou o serviço de hemodinâmica com uma homenagem ao Conselheiro Oscar Soares Vargas.
Muitas pessoas não sabem, mas por trás de toda a estrutura do Hospital César Leite existe um conselho formado por 50 pessoas da sociedade de Manhuaçu. São homens e mulheres que doam seu tempo e conhecimento e se dedicam pela causa do HCL, sem receber nenhum benefício em troca.

Além disso, Oscar Soares Vargas era um ativo conselheiro que participava das atividades do HCL. Ele faleceu justamente vítima de um infarto agudo durante uma reunião no hospital em 1983. “Esse novo serviço vem justamente para atendimentos nessa área cardíaca e, por isso, aproveitamos para reconhecer o trabalho do conselheiro Oscar Vargas e todos os membros do conselho superior. É uma homenagem aos que ajudam o Hospital César Leite a existir”, destacou o diretor de obras Alberto José da Silva.

Oscar Vargas era empresário do setor de comércio de materiais de construção e faleceu aos 82 anos. A cerimônia foi prestigiada pela viúva Lucy Paes, a filha Márcia Catarina Vargas e a neta Débora.

COMPROMISSO

Durante a visita, o vice-provedor Fernando José de Lima, o Prefeito Renato Cezar Von Randow e a Diretora Administrativa do HCL Ana Lígia de Assis Garcia falaram das demandas da região ao Secretário de Estado Antônio Jorge.

No pronunciamento, Antônio Jorge destacou a importância e a qualidade do Hospital César Leite. “Temos que reconhecer a importância desse hospital frente a toda essa região. Faço o compromisso com vocês de lutar pelas demandas que nos foram apresentadas. Serão apresentados projetos pela Secretaria de Saúde de Manhuaçu e a direção do HCL para ampliarmos a capacidade em mais 40 ou 50 leitos e vou me empenhar também para o credenciamento em serviços de alta complexidade, especialmente por causa da neurocirurgia e a ortopedia, que têm grande necessidade. Do mesmo modo, o Serviço de Hemodinâmica quero buscar o credenciamento pelo SUS”, afirmou.

Ele lembrou que existem normas técnicas para o credenciamento e autorização desses serviços no Ministério da Saúde. “Essa região tem particularidades que devem ser defendidas. O Hospital César Leite é uma referência e isso tem que ser reconhecido para o credenciamento”, ressaltou.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.