Eleitores que completam 16 anos até 7 de outubro, dia das eleições municipais, e ainda não tiraram o título, poderão fazê-lo até 9 de maio. Também aqueles que desejam mudar o domicílio eleitoral ou idosos, grávidas, eleitores com dificuldade de locomoção ou com alguma deficiência que queiram passar o título para uma seção de fácil acesso, devem aproveitar a reta final do prazo de alistamento e transferência para o pleito deste ano.
A exemplo do que ocorreu em 2008 e 2010, quando, respectivamente, 18.586 e 23.356 eleitores buscaram os cartórios eleitorais nos cinco últimos dias antes do encerramento do prazo das transferências e de alistamento, a expectativa é de que novamente este ano muitos deixem para a última hora. Naqueles anos, os cartórios atenderam nesses dias que antecederam o fim do prazo quase um quinto do número de eleitores que receberam ao longo de todo o ano.
Para enfrentar o pico no volume de atendimento, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) montou um esquema especial de plantão em todos os cartórios no estado. Todos funcionarão neste feriado de 1º de Maio. “Eleitor, título é cidadania. Não a deixe para o último dia”, afirmou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Brandão Teixeira. “Estamos dilatando o horário de atendimento e ampliando para o feriado e o domingo, dia 06”, acrescentou.
Como fazer
O eleitor deve apresentar documento de identidade com foto e comprovante de endereço (conta recente de luz, água, telefone). Homens entre 18 e 45 anos devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar.
Para a transferência de domicílio eleitoral, exigem-se documento de identidade com foto, comprovante de residência há no mínimo três meses no novo endereço e título de eleitor, se ainda tiver.
Com informações do UAI / TRE-MG