Com o intuito de melhorar a saúde e a prestação de serviços de segurança pública, o 11º Batalhão de Polícia Militar, através da 195ª Companhia de Ensino e Treinamento, em parceria com o 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu iniciou curso de mergulho e natação (estilo craw) na sede do quartel na cidade.
As aulas melhorarão as condições físicas dos policiais militares participantes, além de proporcionar à comunidade uma melhor prestação de serviço. Os profissionais estarão mais preparados para auxiliar, por exemplo, uma pessoa que estiver se afogando ou passar por um obstáculo aquático na tentativa de prisão de alguma pessoa.
SAÚDE E BEM ESTAR
A natação é uma das atividades físicas mais completas e de menor lesão em articulações, membros e músculos, dado ao reduzido impacto para a estrutura óssea. Ela também fortalece os músculos da parede torácica. “O Policial Militar deve manter sua higidez física adequada ao serviço operacional, motivo pelo qual as atividades aquáticas favorecem essa condição, principalmente pelo fato de serem atividades físicas de menor impacto”, afirma o Capitão Luciano Reis, comandante e supervisor do treinamento.
O curso de mergulho com equipamento básico será realizado na segunda etapa e visa preparar os militares no sentido de poder auxiliar os bombeiros em situações adversas, além de proporcionar oportunidade de recreação em ambiente aquático.
Os treinamentos são ministrados por militares do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiro Militar.
Carlos Henrique Cruz
Fotos Jessé Hudson