Ipanema recebeu, na quarta-feira, 9, o Dengue Móvel. Um caminhão onde as pessoas puderam trocar objetos que acumulam água por material escolar. O veículo ficou estacionado na Praça Coronel Calhau durante todo o dia.
A ação faz parte da atuação da Força Tarefa de Combate à Dengue do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e em parceria com o Governo Municipal, que está na cidade desde a segunda, 7.
O Dengue Móvel é um caminhão que percorre as cidades possibilitando que a população troque lixo reciclável (latas, garrafas pets e pneus) por material escolar (borrachas, lápis e cadernos), estimulando os moradores a retirar de casa os objetos que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito.
Mobilização
Pesquisas indicam que 90% dos focos da dengue estão dentro das casas e que as pessoas sabem o que deve ser feito para combater o mosquito, mas não fazem. A partir desse quadro, a Força Tarefa de Combate à Dengue, lançada em 2010 pelo Governo de Minas, busca reforçar a guerra contra a doença por meio da divulgação de informações aos moradores e combate aos focos do mosquito transmissor. Para isso, os profissionais que atuam na mobilização fazem vistorias nas áreas consideradas de risco, percorrendo casas, lojas comerciais e lotes baldios para eliminar os possíveis criadouros do Aedes Aegypti.
Incluída no Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, a Força Tarefa é formada por 432 pessoas, sendo 200 soldados do Exército, 40 da Aeronáutica e 192 agentes de saúde, que atuam em vários municípios mineiros simultaneamente para reduzir os focos da doença em todo o Estado.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com - Com fotos e informações do Ipanews