Portal Caparaó - Simonésia se mobiliza na luta antimanicomial
Geral

Simonésia se mobiliza na luta antimanicomial

21/05/2012

O CAPS esperança de Simonésia promoveu nesta sexta feira 18, uma passeata pelas principais avenidas da cidade, com o objetivo de alertar a população sobre o “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”, como já acontece há mais de 20 anos em todo Brasil.

A data faz referência à reforma psiquiátrica, que tem como diretriz a reformulação do modelo de atenção à saúde mental, transferindo o foco do tratamento da instituição hospitalar, para uma rede de atenção, estruturada em unidades de serviços comunitários e aberta. Em Simonésia a passeata contou com a participação de várias pessoas e teve inicio na Rua Cel.Ardelino de carvalho, avançando pelas ruas do centro da cidade, em direção à praça central Getúlio Vargas, em frente à prefeitura Municipal.

Mostrando faixas e cartazes, que chamaram a atenção para a causa da Luta Antimanicomial, os pacientes fizeram muito barulho com cornetas e até os motoristas que passavam pela via foram contagiados. A coordenadora do CAPS I Maria das Graças Calegário, destaca a importância em comemorar a lógica antimanicomial, que vem conquistando importantes avanços na assistência em saúde mental no país “Nesta oportunidade queremos ressaltar também que aqui são confeccionados vários materiais artesanais por estes pacientes durante tratamento no centro, eles se divertem muito” ressaltou Maria das Graças Calegário - Psicóloga.

“Essas pessoas, há um tempo atrás, eram internadas e muita das vezes nem voltavam para suas casas, sabemos que em todo o país, se trava uma luta em favor dessas pessoas, que sofrem de alguma deficiência psicológica e aqui nós da administração também levantamos essa bandeira, porque vemos que é muito  importante para a sociedade e principalmente para os seus familiares” ressaltou a Prefeita Marinalva Ferreira.

Movimento Antimanicomial

O Movimento Antimanicomial, também conhecido como Luta Antimanicomial, se refere a um processo mais ou menos organizado de transformação dos Serviços Psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais. O termo costuma ser usado de modo generalizante e pouco preciso.

O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo.

CAPS I

Em Simonésia, o Caps I, atende pessoas com transtorno mental (maiores de 18 anos) e funciona dentro da lógica antimanicomial, ou seja, sem internação, com tratamento humanizado, realizado por uma equipe interdisciplinar (psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro e outros), com apoio da família e do próprio município. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e está localizada na rua Cel. Ardelino de Caravalho, centro.

Mais informações pelo telefone (033)  3336- 1057.

Divino Augusto – Rádio Cidade FM
Alda Caldeira - Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Simonésia

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.