Portal Caparaó - Presidente do CREA-MG visita Manhuaçu e elogia convênio
Política

Presidente do CREA-MG visita Manhuaçu e elogia convênio

02/11/2007 - Atualizado em 07/11/2007 14h04

Comitiva liderada pelo Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Minas Gerais (CREA-MG) Gilson Queiróz e pelo presidente da Associação dos Arquitetos, Engenheiros e Agrônomos da região de Ourinhos/SP (AERO), Valdir Bergamini, visitou Manhuaçu na última quarta-feira para conhecer o convênio desenvolvimento entre a Associação de Engenheiros e Arquitetos (AEA) e a Prefeitura Municipal. A parceria de Manhuaçu vai ser apresentada como modelo para o Estado de Minas em reunião em dezembro das Inspetorias do CREA-MG e da Associação Mineira de Municípios.

Durante o encontro, a comitiva do CREA elogiou a parceira e os resultados do projeto em Manhuaçu. Apesar de ser recente, a cidade é mais está adiantada em Minas Gerais nesse processo. “Decidimos vir conhecer o trabalho que estão fazendo e vimos que realmente estão abrindo um novo momento para a fiscalização de parâmetros urbanísticos em Manhuaçu”, destaca.

Ele oficializou o convite aos engenheiros Eduardo Leitão Lins e Djalma dos Santos Neiva para apresentarem a experiência da cidade nos dias 6 e 7 de dezembro na reunião do colégio de inspetores do CREA.

Gilson Queiroz também destacou os resultados para a população: “O processo de explosão demográfica, novas construções e novos empreendimentos mostram que é preciso controlar e tratar isso tudo de acordo com o Plano Diretor. Se isso não ocorrer, Manhuaçu terá muitos problemas no futuro. A atuação do CREA, da AEA e da prefeitura com esse convênio vem justamente para garantir uma cidade muito melhor no futuro”.

A experiência de pouco mais de dois meses do convênio já resultou em 250 obras fiscalizadas e apenas em uma delas foi necessário o embargo. “Em três dias, a obra foi regularizada e liberada. A sociedade reconhece que nosso trabalho é para o crescimento da cidade e para a adequação das coisas. Mesmo com isso tudo, não aplicamos uma multa”, argumenta Djalma Neiva.

CASAS SEM ACABAMENTO

A reunião com Valdir Bergamini também abordou a questão das casas sem acabamento. O arquiteto urbanista apontou caminhos para solucionar o problema e ressaltou que a parceria entre a AEA e a prefeitura já é um bom começo. “O grupo está conversando sobre os problemas que os diversos usos da cidade podem gerar, para buscar soluções, na Lei, que evitem situações que hoje trazem entraves ao desenvolvimento de Manhuaçu.”, afirmou.   Carlos Henrique Cruz - 04/11/07 - 10:51 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.