A coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade do Futuro e diretora da Millenium Treinamentos, Tatiana Vasquez, apresentou palestra em Lajinha com o tema “Acesso e acolhimento com qualidade no SUS”.
Durante a II Conferência Municipal de Saúde e I Semana de Enfermagem de Lajinha, Tatiana Vasquez falou para cerca de 100 usuários e profissionais dos serviços de saúde do município sobre os desafios para o SUS do ponto de vista de acesso e acolhimento com qualidade. “Eu apresentei as demandas mais comuns apresentadas aos serviços de saúde. Muitas destas solicitações referem-se a aspectos que extrapolam o biológico, o adoecimento físico. A percepção de estar ou não doente varia de uma pessoa para outra e isso impõe aos profissionais a necessidade de ampliarem a sua capacidade de atendimento, o que chamamos de ‘caixa de ferramentas’ do trabalho dos profissionais de saúde".
Segundo a palestrante, o acolhimento é uma destas ferramentas e possui fundamental importância para que os profissionais consigam reconhecer quais necessidades estão sendo solicitadas aos serviços. “A prática do acolhimento deve pautar-se estratégias para profissional conhecer melhor a pessoa e a sua família, seu contexto, sua rede de apoio social e partir destes conhecimentos construir a forma de atendimento com qualidade”, destaca.
A apresentação mostrou os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cuidado integral e específico das pessoas, o olhar no atendimento focado na pessoa e não mais na doença, o estabelecimento de vínculos solidários entre os profissionais do SUS e os usuários dos serviços, o compartilhar de saberes e angústias; a solidariedade, o respeito à cidadania e às diversidades cultural, racial e étnica.
A professora Tatiana Vasquez mostrou que é preciso que os profissionais ampliem a capacidade de seus serviços para além da parte técnica. “Existe uma reclamação comum de que os usuários só buscam as unidades de Saúde Família para consultas e exames, mas em contrapartida é somente isso que as unidades oferecem. É preciso ampliar esse atendimento”, ensina.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com