Estudantes brasileiros Pedro Henrique Gil Alcon Silva (à esquerda) e Demitrius Theodoro Duval da Silva (à direita) |
O manhuaçuense Pedro Henrique Gil Alcon Silva e mais 17 estudantes e professores do curso de Engenharia do Petróleo da Universidade de Vila Velha (UVV) retornaram de uma visita à região de Bergen, na Noruega, com o objetivo de fazer visitas técnicas e assistir a palestras de professores de Bergen University College. O intercâmbio acontece uma vez por ano através de um convênio acadêmico assinado entre a UVV e a instituição norueguesa.
Durante 15 dias, eles participaram de várias atividades de formação, palestras, estudos de caso e visitas técnicas. Além dos alunos, três professores brasileiros que freqüentam a Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE), José Maria Nicolau Rodrigues (coordenador do intercâmbio), Alessandro Coutinho Ramos e Rafael Galvêas Oliveira, participaram da missão.
A Noruega é um país de ponta quando o assunto é tecnologia e soluções para o setor metalmecânico e vem demonstrando interesse em fazer negócios no Brasil. A região de Berger é, historicamente, pesqueira e industrial, mas a partir da década de 70 tornou-se a capital norueguesa do petróleo.
O Centro Norueguês de Especialização Subsea (Norwegian Centre of Expertise Subsea – NCE Subsea) é uma iniciativa da indústria submarina na área de Bergen para o reforço e internacionalização dos negócios. Mais de 80 empresas e organizações formam o corpo do NCE Subsea.
O Espírito Santo atua fortemente na pesquisa de desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e educação e treinamento, com o objetivo de fomentar negócios e pesquisas no setor de petróleo e gás e a formação e qualificação de mão de obra no estado, já que no litoral capixaba encontram-se grandes reservas.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com