Visando fortalecer o trabalho da assistência social, a União Regional dos Conselhos de Assistência Social-Vertente do Caparaó, tem dinamizado várias ações nos 25 municípios que integram a entidade. A cada encontro, as propostas de políticas públicas são amplamente discutidas, dificuldades para colocarem em prática as diretrizes e ações são pontuadas, para juntos buscarem mecanismos capazes de serem trabalhados.
Durante o encontro realizado na última terça-feira,dia 22, em Santana do Manhuaçu, que contou com representantes dos municípios de Luisburgo, Simonésia, Manhumirim,Manhuaçu e Matipó, os profissionais da área discutiram o "controle social no SUAS" e, as principais mudanças que devem acontecer para que o Sistema Único de Assistência Social sirva realmente para ser garantidor de uma política implementada, que atenda as necessidades dos municípios de pequeno e médio porte.
O tema foi abordado de maneira abrangente pelo psicólogo e diretor do Sindicato dos Psicólogos de Minas Gerais, Volney Araújo Costa, que há muitos anos milita na área social. Ele aproveitou para chamar a atenção sobre a importância dos conselhos estarem acompanhando o orçamento e financiamento, o funcionamento do conselho, o papel dos conselhos para ganharem força nas ações,planejamento para a concretização dos projetos e a participação dos representantes dos Poderes Executivo e Legislativo nas reuniões.
Para Volney Araújo Costa, há a necessidade de uma conscientização coletiva para chamar atenção dos gestores, a fim de que a política da assistência social seja definitivamente consolidada em cada município, Estado e no Brasil.
Ele avalia que, o fato do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é algo novo e acaba dificultando para a adequação por parte dos municípios, que precisam ter uma educação continuada para que as pessoas saibam verdadeiramente que a assistência social é um direito constitucional, que deixou de ser favor para se tornar política de Estado de Direito. "Precisamos levar a educação para o povo,onde todos participam,cobram e são beneficiados. Em vários municípios, as dificuldades ainda existem, no sentido de estarem trabalhando com mais amplitude o Sistema Único de Assistência Social”,destaca Volney Araújo.
A Secretária Municipal de Ação Social de Santana do Manhuaçu, Letícia de Souza Assis, disse que o encontro serviu para nortear o trabalho, que vem sendo feito de maneira a atender a demanda na área social do município. Reconhece que é um ramo crescente e, há uma necessidade de estar focalizando as ações na assistência social, trabalhando planejamento do SUAS para atender todas as áreas. "Com essas discussões e a mudança de comportamento no controle social do Sistema Único de Assistência Social, o trabalho no nosso município fica mais fortalecido",salienta Letícia de Souza Assis.
A secretária enfatizou ainda, que o prefeito João Batista Vieira de Assis (João do Açougue) e toda a sua equipe, tem dado total apoio na área social, principalmente para a realização do encontro regional.
Para a presidente da União Regional dos Conselhos de Assistência Social, Maria José de Oliveira está faltando interesse por parte de alguns municípios, que não atentam para a importância de uma assistência social dinâmica. “Falta incentivo dos governantes,para possibilitar que os segmentos participem mais”,enfatiza Maria José de Oliveira. A próxima reunião está marcada para o dia 21 de junho, em Manhumirim.
Eduardo Satil