Filiados de cinco partidos políticos de Manhuaçu participaram do Encontro de Formação e Estudos promovido com a palestra do Deputado Federal Lael Varella, na noite de quinta-feira, 24, na Câmara Municipal de Manhuaçu.
O encontro foi marcado pela presença de lideranças dos cincos partidos – Democratas, PSB, PPL, PSD e PCdoB – com foco na postura e atitudes dos pré-candidatos no atual cenário político. Apesar do tom de discussão do processo eleitoral, os participantes foram enfáticos em dizer que alianças e candidaturas ainda estão sendo discutidas.
Reconhecido pela atuação da Fundação Cristiano Varella, na área da saúde com procedimentos de oncologia no Hospital do Câncer, o deputado Lael Varella argumentou que é preciso colocar o problema da saúde no país como prioridade: “O Brasil está doente. Faltam recursos na saúde. Os pacientes com câncer são bem tratados pela Fundação Cristiano Varella, mas e as outras enfermidades? As que estão ligadas a cardiologia, os pacientes que precisam de uma endoscopia e uma série de outros exames e tratamento”.
Varella fez uma boa correlação entre a necessidade de se priorizar investimentos na saúde com a escolha de políticos comprometidos com o bem estar do povo e não os deles próprios.
Argumentou que vereadores, deputados, governadores e até mesmo o presidente da república não são melhores que ninguém. Para ele, estão apenas cumprindo a obrigação: “Nós fomos eleitos para trabalhar para o povo, portanto o povo é o nosso patrão. Lá na Fundação Cristiano Varella, quando um funcionário erra uma vez ele é advertido. A segunda vez, mais uma advertência. Só na terceira vez ele é demitido, mas se o motivo for por tratar mal um paciente é dispensado na hora. Assim como nós, políticos, temos o povo como nosso patrão, os pacientes que lá chegam precisam ser respeitados e tratados com carinho, porque eu não construí o hospital para mim e sim para o povo que necessita tratamento”, argumentou.
Questionado sobre o apoio à pré-candidatura da vereadora Maria Imaculada Dutra Dornelas à Prefeitura de Manhuaçu, Lael Varella se esquivou: “Essa decisão cabe ao diretório do partido e ao Tuca que é presidente do Democratas aqui na cidade de Manhuaçu. Eu apoio a decisão do meu partido”.
PRIMEIRO PASSO
Já Maria Imaculada avaliou a reunião como muito positiva. Ela concorda com os ideais apresentados pelo deputado Lael Varella durante a palestra. “Essa reunião foi nosso primeiro passo aqui em Manhuaçu. Temos conversado bastante sobre a atual situação que nosso município vive, principalmente orientando aos filiados que pretendem se lançar candidatos a vereador. Temos que instruir os pré-candidatos sobre a forma de agir para Manhuaçu tomar um rumo diferente. O deputado falou muito sobre o comportamento e as ações que cada um pode tomar”, afirmou Imaculada.
Ela argumentou que já teve uma reunião com Varella, Tuca e Luciano em Muriaé acompanhada do Secretário Estadual do PSB, Mário Assad Júnior, e agora o encontro em Manhuaçu reuniu mais de sessenta pessoas.
Imaculada confirma sua intenção de se candidatar à prefeitura municipal, mas explica que isso ainda vai se confirmar somente após a convenção partidária e que ainda está em conversa com outras lideranças partidárias.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com
O Portal Caparaó está fazendo entrevistas com os vários pré-candidatos a prefeito de toda a região e abre espaço para todos os partidos dos municípios da sua área de cobertura. Envie informações e fotos para portalcaparao@gmail.com