A votação mundial do Prêmio das Crianças do Mundo 2012 (World's Children's Prize), que reuniu mais de 104 países, contou também com a participação de alunos do Centro Educacional de Manhuaçu, coordenadas pelo Professor de Inglês, Matheus Garcia. O objetivo da premiação é contribuir para um mundo mais humano, que respeita os direitos da criança. É o maior programa educacional mundial anual para crianças e adolescentes sobre direitos da criança, democracia, meio ambiente e amizade global.
As crianças participantes, com idade entre 10 e 18 anos, adquirem esperança no futuro e a oportunidade de exigir que seus direitos sejam respeitados. Na Votação Mundial anual, as crianças decidem quem que receberá seu prestigioso prêmio por suas contribuições extraordinárias em prol dos direitos da criança, o Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança. Na maior votação até aqui, 7,1 milhões de crianças votaram. Os dois nomeados menos votados recebem os prêmios honorários das crianças. Os votantes devem conhecer igualmente todos os candidatos e seus esforços empreendidos em prol dos direitos da criança, pois, essa votação implica numa tomada de posição.
A heroína eleita pelas crianças este ano foi Anna Mollel (Tanzânia), conhecida por seus mais de 20 anos de luta pelas crianças massai portadoras de deficiência. Receberam o Prêmio Honorário Sakena Yacoobi, do Afeganistão e Ann Skelton, da África do Sul.
Em entrevista, Professor Matheus destacou a importância desta atividade junto aos alunos, ressaltando a motivação para a pesquisa, o conhecimento do cenário internacional, e, principalmente, dos bons exemplos dados por estas personalidades que se destacam na luta pelos direitos das crianças. Neste contexto, Matheus ressaltou também a prática da democracia – por meio do voto – e a sintonia deste trabalho com a proposta do CEM, que é a formação plena dos educandos.
Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com