O Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM), Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama), anunciou seu afastamento da diretoria da entidade. Durante reunião nesta terça-feira, 05, ele comunicou aos diretores sua pré-candidatura a prefeito de Manhuaçu e a necessidade deixar o cargo.
A reunião foi promovida na nova sede da Associação Comercial, na rua Desembargador Alonso Starling, com a finalidade de apresentar o novo espaço para os membros da diretoria e divulgar os novos serviços.
“A mudança de sede foi uma estratégia da Associação Comercial buscando dar mais conforto no atendimento aos associados. Fomos muito bem servidos e temos um agradecimento especial aos membros e a diretoria do Clube Recreativo que nos acolheu durante 16 anos. Agora estamos abrindo novos serviços e essa mudança foi natural”, registrou o então presidente Toninho Gama, na abertura da reunião.
Ele ressaltou que já existem cursos e palestras marcadas com o SEBRAE para a nova sede, no final deste mês. Além disso, a ACIAM agora está credenciada como correspondente bancário do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
A partir de agora, a entidade será o principal agente de intermediação na concessão de financiamentos a empresas de pequeno porte do interior do Estado, especialmente em operações do Geraminas.
LICENÇA
Na segunda parte Toninho Gama falou da necessidade, prevista na legislação eleitoral, de deixar o cargo nos quatro meses que antecedem a eleição. “Como eu estou colocando meu nome à disposição do PSDB para a convenção partidária, como pré-candidato a prefeito de Manhuaçu, estou cumprindo o prazo legal e passando o cargo para o vice-presidente André Farrath”, afirmou.
O novo dirigente André Farrath e os diretores consideraram a mudança uma questão natural e argumentaram que será dada sequência do trabalho de Toninho.
SIMPÓSIO DE CAFEICULTURA 2013
A reunião contou com a presença do empresário português João Abreu. Ele será um elo importante para estreitar os contatos e abrir novas parcerias para o Simpósio de Cafeicultura de 2013.
Segundo André Farrath, a ACIAM buscou uma parceria com um profissional que tem conhecimento, logística e capacidade técnica de negócios no mercado da Europa e da Ásia. “Planejamos que seja um simpósio internacional. Apresentamos a demanda com o Sebrae e até uma rodada de negócios entre compradores e vendedores de café, inclusive do mercado mundial. No novo formato, a presença do João Abreu, que é de Portugal, está viabilizando parceiros europeus para o evento”, argumenta.
O empresário João Abreu explicou que é um projeto demorado, mas o objetivo é expor a marca do café das Matas de Minas. “Estamos numa fase de estudos do produto e do mercado para o café da região. A Europa é uma área que consome cafés de qualidade e daí estamos focando nesse sentido”, afirmou.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com