O público vai viver novas sensações no espetáculo teatral montado pelo grupo do Teatro Pirquins.
Tudo foi sonho? Nada aconteceu? Depende do seu coração e das asas da sua imaginação. Na dureza do trabalho, e pior, no desemprego, no sofrimento, na violência, mas também no aconchego do lar, na poesia, na amizade, na gentileza, na simplicidade, existe Maria. Todo dia é seu dia, se você abrir sua alma para a profundidade da vida.
“Hoje é dia de Maria é a viagem, a um só tempo poética e trágica, da inocência de uma menina rumo à maturidade e às descobertas da vida, partindo do nosso folclore, sua peregrinação ultrapassa fronteiras e encontra outros povos, o que é importante e verdadeiro, é universal. Sua mensagem é o esforço humano para manter vivos o amor e a esperança, apesar de tudo”, explica Mary Faria.A peça conta com excelentes atores que há nove meses vêem dando o melhor para fazer valer a pena e mostrar que dão conta do recado, contando também com um excelente figurino. Além disso, o teatro teve uma pequena reforma, sendo seu palco ampliado e a iluminação modificada.
SINOPSE
É a fábula infantil de uma menina órfã de mãe, cuja madrasta a seduziu com favos de mel para depois lhe dar o fel. A chama da vela de Maria é sua alma. Sua madrasta a apaga e cobre o corpo de Maria com um manto verde nas terras do pai viajante. Quando o pai retorna, e não a encontra em casa, ouve o canto da índia que vela pelo seu sono, a encontra, a descobre, ressuscitando-a.
Cansada do inferno no lar, causado pela madrasta, Maria foge em busca das franjas do mar, e faz um longo passeio pelos contos populares brasileiros. Em sua viagem, se encontra com vários personagens fantásticos e é amparada pela imagem de Nossa Senhora da Conceição, que dá alento. Ao defender o amigo Zé Cangaia do Demônio Asmodeu, que queria lhe comprar a sombra, Maria desafia o Diabo, que, irado, lhe rouba a infância.
De um dia para o outro, Maria acorda já adulta, e conhece o seu amado, um jovem vítima de uma maldição: durante a noite é homem, mas ao raiar do dia é transformado num pássaro que sempre a seguiu e protegeu desde menina. O amor de Maria tem dois inimigos: o Diabo Asmodeu e o saltimbanco Quirino, que apaixonado por ela e louco de ciúme, aprisiona seu amado.
ELENCO
Isabel Rocha (Maria)
Márcio Rocha Damasceno (Amado)
Mary Faria (Madrasta)
Célio Ferrabiamo (Asmodeu original, Asmodeu Velho, Asmodeu Brincante, Asmodeu Mágico e Asmodeu Poeta)
Henrique Portes (Pai e Asmodeu Lindo).
Teresa Faria (Mãe, Nossa Senhora da Conceição, Rosa e Velha Feia).
Mateus Santana (Quirino, Maltrapilho e Mendigo).
Ailton Rodrigues (Zé Cangaia e Mascate)
Adélia Laigner (Joaninha)
Edna Maria Novais (Índia)
Iluminação: Laís Lacerda e Lílian Lacerda
Sonorplastia: Júlia Alves e Thaís Rodrigues
Músicas: Trilha sonora da primeira jornada de hoje é dia de Maria, Villa Lobos e Uaikit.
Direção: Mary Faria.
Ingresso: Preço popular: R$ 3,00 (três reais)
Local: Teatro Pirquins:
Rua Coronel Calhau, nº 394, Centro, Ipanema/MG.
Dias: 08,09,10,11, 15,16, 17 e 18 de novembro de 2007.
Horário: 20:00 horas.
08/11/07 - portalcaparao@gmail.com - 10:03